Deputado Osmar Bertoldi (dem)

22/04/2009 15h37 | por Assessoria de Imprensa/ Pedro C. Neto – 8404-4085 – 3078-4086)
O deputado estadual Osmar Bertoldi (DEM) apresentou projeto de lei determinando que o Estado apóie iniciativas de comercialização direta entre agricultores familiares e consumidores. Entre as ações destacadas pelo projeto estão: apoio a associações e cooperativas de agricultores familiares e apoio à comercialização de produtos que observem os princípios da agroecologia e os valores socieconômicos e culturais dos agricultores familiares. O projeto deve beneficiar cidades mais carentes e que já possuam políticas municipais voltadas para o desenvolvimento da agricultura. De acordo com o projeto, o Estado deve apoiar a agricultura familiar através de uma série de iniciativas: criando feiras livres e populares; estimulando a produção de alimentos em agroindústrias familiares; promovendo o aumento da renda dos agricultores familiares; procurando alternativas de trabalho para os moradores das áreas rurais; fortalecendo a economia local; incentivando a oferta de alimentos saudáveis a baixo custo; auxiliando no combate a carências nutricionais; promovendo o trabalho familiar e a organização de associações e cooperativas de agricultores familiares; e incentivando a maior participação das mulheres nos processos agrícolas. Segundo Bertoldi, “a agricultura familiar é um segmento de grande importância econômica e social para todas as regiões do Paraná, pois, além de empregar cerca de 70% das pessoas que trabalham na área rural, ela ainda tem grande participação na produção de diversos itens básicos da alimentação”. Apesar disso, a maioria dos agricultores familiares apresenta renda muito baixa. A maior dificuldade é na comercialização de seus produtos em pequena escala, sem atravessadores. Nesse contexto, as feiras livres municipais apresentam-se como uma excelente alternativa para os agricultores familiares venderem seus produtos diretamente ao consumidor final. Bertoldi ressalta ainda que é função do Estado dar toda a estrutura necessária para a realização das feiras.