Deputado Paulo Litro destaca força da economia paranaense no cenário nacional

17/11/2022 12h46 | por Assessoria Parlamentar

O Paraná alcançou o patamar de quarta maior economia do Brasil, ultrapassando o Rio Grande do Sul.Créditos: Guilherme Dala Barba

O deputado estadual e presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná, Paulo Litro (PSD), destacou nesta quinta-feira (17) que o Paraná alcançou o patamar de quarta maior economia do Brasil, ultrapassando o Rio Grande do Sul, e registrou sua maior participação na história do Produto Interno Bruto (PIB) nacional com 6,412%.

Os dados são referentes ao ano de 2020 e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (16). O Paraná foi superado apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, unidades da Federação cujas dimensões populacionais são bem maiores.

“Por meio do diálogo e trabalho do governador Ratinho Junior e sua equipe com a Assembleia, prefeituras e sociedade civil, o Paraná foi exemplo em todo Brasil. Com uma política séria, nosso estado superou os desafios da pandemia, ampliou sua estrutura, atraiu investimentos da iniciativa privada e promoveu projetos e leis que incentivaram a produção estadual”, destacou Paulo Litro.

Perspectivas

De acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) a expectativa é que o ritmo de crescimento econômico paranaense em 2021 e 2022 resulte na manutenção do estado como a quarta maior economia do país. As pesquisas trimestrais realizadas pelo instituto mostram que o PIB paranaense cresceu 2,94% no segundo trimestre de 2022.

O Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária do Paraná atingiu, em 2021, o maior patamar de sua história, totalizando R$ 180,6 bilhões. No mercado de trabalho, o Paraná chegou esse ano com um estoque de 2,9 milhões de empregos formais. Esse valor é o recorde da série histórica do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

“O Paraná mostra o caminho para a recuperação econômica do país com a execução de políticas públicas responsáveis, gestão fiscal e estrutura produtiva, que resultam no fortalecimento do nosso agronegócio, comércio e indústria, gerando emprego e renda para a população”, disse Paulo Litro.