Deputado Péricles de Mello (pt)

04/08/2009 16h28 | por Luis Otávio Dias DRT/PR 5871 / 41 9621-2141 / 3350-4250
Deputado Péricles e prefeito Baroni tiveram confirmação do governador Requião de que em 30 dias o Hospital Carolina Lupion deverá ter apoio financeiro do Estado O Hospital Municipal Carolina Lupion de Jaguariaíva deverá receber um aporte financeiro do governo do Estado ainda este ano. Administrado pela Prefeitura, a manutenção do hospital consome, hoje, mais da metade do orçamento do município destinado à saúde, comprometendo investimentos em outras áreas da pasta. A informação é do deputado estadual Péricles de Mello, que, acompanhado do prefeito de Jaguariaíva, Otélio Baroni (ambos do PT), esteve em audiência com o governador Roberto Requião (PMDB), no Palácio das Araucárias, na última segunda-feira, dia 3. “O governador se comprometeu em atender a principal prioridade de Jaguariaíva, assumindo uma responsabilidade financeira com o hospital”, destaca Péricles. O deputado informa que Requião determinou que a Secretaria de Estado da Saúde faça um levantamento das condições do hospital e viabilize um sistema de apoio por meio de uma contratualização de serviços. Com isso, o governo passará a contribuir com uma verba mensal específica ao hospital. Requião disse que a solicitação poderá ser atendida em até 30 dias. O prefeito Baroni explica que a prefeitura destina 70% dos recursos da saúde para manter o funcionamento do hospital na sua totalidade. O que, segundo ele, prejudica investimentos no atendimento básico da saúde municipal, pois o hospital acaba consumindo recursos que iriam para atender outras necessidades da população.Baroni enfatiza que o Carolina Lupion é um hospital público de âmbito regional, já que atende a população de vários municípios ao entorno de Jaguariaíva. O município é responsável por todas as despesas de pessoal, médicos, remédios e equipamentos. “Para não diminuir o serviço prestado, atualmente, é indispensável receber essa ajuda do governo estadual”, complementa. O hospital mantém 205 funcionários, Pronto Socorro 24 horas e tem um gasto mensal de cerca de R$ 500 mil. O prefeito disse que a expectativa é de que Estado repasse uma verba de pelo menos de R$ 150 mil por mês ao município. “Com esse dinheiro podemos atender outras áreas da saúde carentes de investimentos primordiais”, justifica. ReforçoPéricles informa ainda que o governador garantiu a implantação de um Centro de Saúde da Mulher e da Criança em Jaguariaíva. Outra demanda, de instalação de uma Biblioteca Cidadã no município, será levada até a Secretaria Estadual da Cultura. Assim como o cascalhamento da estrada que liga o município de Dr. Ulysses a Jaguariaíva, também será defendido junto à Secretaria de Transportes do Paraná. “Obtivemos resultados positivos dessa audiência, que darão condições à administração municipal de atender serviços prioritários para os moradores de Jaguariaíva”, finaliza Péricles.