Deputado reitera importância da vacina contra covid-19

17/12/2020 10h00 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Michele Caputo (PSDB).

Deputado Michele Caputo (PSDB).Créditos: Marcus Vinicius Schroeder

Deputado Michele Caputo (PSDB).

Na sessão de quarta-feira (16) da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Michele Caputo (PSDB) parabenizou o Senado pela aprovação do projeto de lei que determina a criação de uma carteirinha digital de vacinação. "É um instrumento importante, pois teremos um registro permanente que substituiria o cartão de vacinação físico, de papel, que pode ser facilmente extraviado".

Michele Caputo lembra que propôs projeto semelhante, em julho de 2019, junto com o deputado Elio Rusch (DEM) que tramita na Assembleia Legislativa e dispõe da criação do Cartão Digital de Vacinação Estadual. "Idealizamos esse projeto para servir de referência e auxiliar no planejamento de ações sanitárias no Paraná", disse o coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia.

O deputado ainda destacou a lei 20.152/2020, de sua autoria, que instituiu a Campanha Permanente de Conscientização e Incentivo à Vacinação. A intenção é reforçar a disseminação de informações corretas quanto à eficácia da vacinação e combater notícias falsas e contrárias à importância da imunização".

Responsabilidades - "Devemos reforçar essa campanha. Eu digo isso porque quando avaliamos que essa situação está superada, agentes públicos importantes comprometem o potencial de imunização da vacina. Todos têm o direito de decidir entre vacinar ou não, o inapropriado são as autoridades federais se colocarem contra a vacina e ainda querer responsabilizar aquele que vacinar por qualquer efeito colateral", destaca Michele Caputo. 

O deputado exemplificou com dados referentes a pesquisa do Datafolha, de agosto, que mostrou que apenas 9% dos entrevistados afirmaram não ter interesse em se vacinar contra a covid-19 e na pesquisa dessa semana, do mesmo instituto, esse porcentual subiu para 22%.

Michele Caputo explica que toda pessoa pública tem responsabilidades e "qualquer coisa que seja dita pode gerar grande impacto na vida das pessoas. Temos essa vacina como uma esperança de vida para muitos", complementou.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação