Deputado Romanelli defende cessão de terras a quilombolas

19/10/2021 16h27 | por Assessoria parlamentar
C.R.Q. de Córrego do Franco vista pelo lado do município de Barra do Turvo.

C.R.Q. de Córrego do Franco vista pelo lado do município de Barra do Turvo.Créditos: Clemilda Santiago Neto

C.R.Q. de Córrego do Franco vista pelo lado do município de Barra do Turvo.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) solicitou, nesta terça-feira (19), que o Estado elabore uma proposta legislativa para garantir aos quilombolas a posse de terras públicas do Paraná ocupadas por comunidades de remanescentes de quilombos. A iniciativa atende reivindicação do movimento Negritude Socialista, vinculado ao PSB.

A mensagem encaminhada ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) sustenta que a posse de áreas quilombolas está prevista nos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal e que o Paraná precisa avançar nesta questão. “É uma defesa legítima dos direitos de comunidades tradicionais”, afirmou Romanelli. “Este tipo de projeto precisa ter como origem o Poder Executivo”, explicou.

Reparação - Segundo documento firmado pela Secretaria Estadual da Negritude Socialista, a elaboração de uma proposta legislativa que altere a Constituição Estadual é uma forma de “reparação devida ao povo negro que tanto contribuiu para a formação e enriquecimento da sociedade paranaense e de nosso estado!”.

A mensagem do grupo prossegue pontuando que a contribuição da comunidade negra para o desenvolvimento paranaense “se inicia com o regime escravocrata estabelecido nos anos de 1530, totalizando 358 anos na condição de escravizados. Continuando a contribuir na condição de homens e mulheres livres e cidadãos conscientes de suas responsabilidades, deveres e direitos!”

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação