Deputado Romanelli propõe conselhos de gestão para cada lote de concessão rodoviária
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) encaminhou, nesta segunda-feira (09), ofícios para o diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Rafael Vitale, e para a presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, sugerindo a criação de conselhos de gestão para cada lote de concessão de rodovias.
Romanelli propõe que os conselhos sejam formados por representantes dos governos federal e estadual, e de entidades representativas dos usuários. “O objetivo é acompanhar integralmente o contrato e fiscalizar as concessões. É preciso saber como se dá a aplicação dos recursos financeiros e investimentos, como é a arrecadação e o cronograma de obras”.
No documento, o deputado explica que a participação de autoridades e de organizações do Estado no processo de concessão é fundamental em razão dos impactos sobre a economia estadual. “A participação dos Estados e entidades representativas em todas as etapas pré-contratuais e contratuais gera maior segurança e garante a transparência necessária das concessões”, pontua o deputado.
O deputado também destaca o fortalecimento dos usuários como membros de conselhos de gestão. “Somente o cidadão, usuário das rodovias e destinatário da prestação de serviços, é capaz de apontar eventuais necessidades que surgirem, bem como, alertar para os riscos que podem vir a ocorrer em razão de eventuais situações fortuitas, já que o prazo dos contratos é extenso”, diz o ofício.
“A presente sugestão visa assegurar, em homenagem ao Princípio da Transparência, a ideia de setorização da gestão por lote de exploração rodoviária”, sugere Romanelli. No documento, o deputado também rememora que a criação dos conselhos foi debatida pelos paranaenses nas audiências públicas da Frente Parlamentar sobre o Pedágio, criada pela Assembleia Legislativa do Paraná para discutir as concessões de rodovias.
Notícias Relacionadas
Sebrae mostra pujança da agricultura familiar do Norte Pioneiro, destaca deputado Romanelli (PSD)
Parlamentar defende que inovação no campo vai além da tecnologia e passa pela certificação e pela agroecologia.
Leia maisSessão Solene na Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE
Deputados reconheceram o papel fundamental da instituição para a história do Brasil e para a construção de políticas públicas.
Leia mais
Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE em Sessão Solene na próxima terça-feira (26)
Homenagem é proposta pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT).
Leia maisParaná terá Câmara Técnica do Porco Crioulo na Secretaria da Agricultura, afirma deputado Romanelli (PSD)
De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa é estimular a criação, a comercialização e a manutenção das raças crioulas no estado.
Leia mais