Deputado Romanelli propõe entrega de menção honrosa ao Bispo Dom Manoel João Francisco

29/06/2022 13h13 | por Assessoria parlamentar
Bispo Dom Manoel João Francisco se aposentou do governo pastoral da diocese de Cornélio Procópio.

Bispo Dom Manoel João Francisco se aposentou do governo pastoral da diocese de Cornélio Procópio.Créditos: CNBB

Bispo Dom Manoel João Francisco se aposentou do governo pastoral da diocese de Cornélio Procópio.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) propôs a entrega de menção honrosa ao Bispo Dom Manoel João Francisco que se aposentou do governo pastoral da diocese de Cornélio Procópio. "Sempre solícito e acessível, Dom Manoel prestou com amor e alegria por 49 anos serviços em prol da comunidade cristã, razão pela qual o Papa Francisco acolheu sua renúncia, aos 76 anos, nomeando um novo Bispo para Cornélio Procópio", aponta o deputado.

Assim que aprovada a menção honrosa pelos deputados, a Assembleia Legislativa expedirá um certificado que será enviado a Dom Manoel.

Romanelli destaca que o Bispo Dom Manoel tem extensa formação acadêmica com graduação em Filosofia e Teologia e em Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná. "Além disso, sagrou-se mestre e doutor em Teologia Dogmática com especialização em Sacramentos pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma. Atualmente exerce a função de presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, para o qual foi eleito em 2019". 

O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Manoel João Francisco ao governo pastoral da diocese de Cornélio Procópio. E nomeou como novo bispo diocesano o padre Marcos José dos Santos, atualmente pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Centenário do Sul. Padre Marcos será o quinto bispo da diocese de Cornélio Procópio. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou saudação ao novo bispo e agradecimento ao novo bispo emérito.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação