Deputado Romanelli propõe entrega de menção honrosa ao Bispo Dom Manoel João Francisco

29/06/2022 13h13 | por Assessoria parlamentar

Bispo Dom Manoel João Francisco se aposentou do governo pastoral da diocese de Cornélio Procópio.Créditos: CNBB

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) propôs a entrega de menção honrosa ao Bispo Dom Manoel João Francisco que se aposentou do governo pastoral da diocese de Cornélio Procópio. "Sempre solícito e acessível, Dom Manoel prestou com amor e alegria por 49 anos serviços em prol da comunidade cristã, razão pela qual o Papa Francisco acolheu sua renúncia, aos 76 anos, nomeando um novo Bispo para Cornélio Procópio", aponta o deputado.

Assim que aprovada a menção honrosa pelos deputados, a Assembleia Legislativa expedirá um certificado que será enviado a Dom Manoel.

Romanelli destaca que o Bispo Dom Manoel tem extensa formação acadêmica com graduação em Filosofia e Teologia e em Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná. "Além disso, sagrou-se mestre e doutor em Teologia Dogmática com especialização em Sacramentos pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma. Atualmente exerce a função de presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, para o qual foi eleito em 2019".

O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Manoel João Francisco ao governo pastoral da diocese de Cornélio Procópio. E nomeou como novo bispo diocesano o padre Marcos José dos Santos, atualmente pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Centenário do Sul. Padre Marcos será o quinto bispo da diocese de Cornélio Procópio. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou saudação ao novo bispo e agradecimento ao novo bispo emérito.