Deputado Romanelli propõe título de Utilidade Pública para a Associação de Bolão de Toledo

29/03/2022 16h49 | por Assessoria parlamentar
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) apresentou, nesta terça-feira (29) na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei 116/2022 que reconhece a Utilidade Pública da Associação de Bolão de Toledo (ABT). O projeto foi lido na sessão e iniciou a tramitação nas Comissões da Assembleia Legislativa.

“Por meio do esporte a Associação promove a integração, saúde e o bem-estar de diversas famílias da região. O bolão é uma atividade que veio ao Brasil com os descendentes de alemães e faz bastante sucesso no Paraná”, explicou Romanelli.

Associação

Com sede em Toledo, município com 144 mil habitantes, a Associação é reconhecida pelos títulos em diversos torneios regionais e nacionais.  Em outubro de 2019 a cidade sediou os Jogos Abertos do Paraná e a equipe ABT sagrou-se campeã, com destaque para as atletas Clarice Gianchini e Mirtes Brixner.  

A equipe também ficou em primeiro lugar no Campeonato Estadual Sênior em Guarapuava e no Campeonato Paranaense de Clubes em Coronel Vivida.

Bolão

De origem germânica (nome original é Kegeln), o bolão é um dos jogos mais antigos na história da humanidade. Existe há cerca de 3500 anos. Escavações em sítios arqueológicos egípcios detectaram sinais de um jogo de bolão ancestral. Apesar de ser menos conhecido, o bolão é mais antigo e originou o boliche.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação