Deputado Tercilio Turini pede detalhamento de obras na concessão do Aeroporto de Londrina

29/09/2021 09h22 | por Assessoria parlamentar
Deputado Tercílio Turini (CDN).

Deputado Tercílio Turini (CDN).Créditos: Cesar Ota

Deputado Tercílio Turini (CDN).

A preocupação quanto a ampliação da pista, construção do novo terminal de passageiros e instalação do equipamento ILS no Aeroporto de Londrina, no contrato de gestão por 30 anos que será assinado pelo Grupo CCR em outubro, motivou o deputado estadual Tercilio Turini (CDN) a apresentar na Assembleia Legislativa um pedido de informações à Secretaria Nacional de Aviação Civil. A intenção é saber se as obras estão asseguradas e qual o cronograma de execução previsto na concessão.

O parlamentar argumenta que lideranças empresariais e políticas de Londrina e região levantaram recentemente dúvidas sobre a garantia de que as obras de modernização do aeroporto serão realmente executadas. "No documento de consulta pública, antes do leilão realizado em abril, constava a ampliação da pista em 540 metros. Mas no edital de concessão a obrigação de fazer a obra ficou vaga. Ou seja, não está claro se a concessionária precisa executá-la", relata o deputado.

Tercilio Turini diz que o pedido de informações pretende obter da Secretaria de Aviação Civil uma posição objetiva, ao responder quais são as obras previstas no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina? Também solicita a apresentação dos respectivos cronogramas de implantação das obras. O deputado também questiona se estão previstas no contrato de concessão a ampliação da pista para pouso e decolagem de aeronaves, a instalação do sistema ILS1, a ampliação da área destinada a manobras de aeronaves e a construção de um novo terminal de embarque/desembarque de passageiros.

Para o deputado, a comunidade londrinense precisa ficar bem atenta e a mobilização das entidades é fundamental. "O Município e o Governo do Estado já investiram muito dinheiro na desapropriação de imóveis repassados à Infraero justamente para a obra de ampliação da pista e a instalação do equipamento do ILS. A prefeitura teve de se endividar com financiamentos para pagar indenizações de áreas. Se as obras não estiverem como obrigação da concessionária, será um golpe contra Londrina e o Norte do Paraná", afirma Tercilio Turini.

Ele ressalta a relevância do Aeroporto Governador José Richa para o desenvolvimento regional. "É referência para dezenas de municípios paranaenses e cidades do estado de São Paulo, tanto para passageiros como para cargas. O setor produtivo regional aguarda há décadas pela modernização do Aeroporto para assegurar logística adequada de transporte aéreo bem como garantir mais competitividade e atratividade ao Norte do Paraná, inclusive no comércio exterior. A região concentra grandes empresas do agronegócio, é um centro médico de excelência e polo universitário, desponta como referência nacional em inovação e tecnologia e tem enorme potencial para o turismo de negócios", destaca o deputado.

Turini enfatiza que as obras no Aeroporto de Londrina são essenciais e estratégicas para o futuro do Norte do Paraná. "Precisam ser executadas o mais breve possível. Como o contrato tem previsão de duração de 30 anos, queremos que sejam nos anos iniciais da concessão", acrescenta.