Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado Tito Barichello (União) relaciona investimentos públicos à redução dos crimes no Estado

Deputado Tito Barichello (União).
Deputado Tito Barichello (União). Créditos: Valdir Amaral/Alep

O deputado estadual delegado Tito Barichello (União), que lidera o Bloco Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, comentou os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública que indicam queda em diversos indicadores de criminalidade no estado entre janeiro e junho de 2025.

De acordo com o levantamento, houve redução de 28,5% nos Crimes Violentos Letais Intencionais em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os principais recuos, destacam-se as quedas de 29% nos homicídios dolosos e de 42,4% nas lesões corporais seguidas de morte. Mais da metade dos municípios paranaenses não registraram homicídios dolosos no período analisado.

No campo dos crimes patrimoniais, os dados apontam diminuição de 5,8% nos registros de furtos e roubos em geral. O estado também não registrou ocorrências de assaltos a agências bancárias no primeiro semestre. Houve redução de 25% a 34% nos roubos a comércios, residências e espaços públicos, enquanto os furtos caíram 6,5%.

Outros indicadores também apresentaram queda. Os crimes sexuais tiveram redução de 18,7% nos casos de estupro e os crimes contra veículos caíram 80,9% em comparação com 2018.

O deputado Tito Barichello destacou que os resultados estão relacionados a ações de planejamento estratégico e investimentos públicos na área da segurança. Entre as iniciativas, ele citou os R$ 18 milhões destinados por meio de emendas parlamentares. Segundo o parlamentar, os recursos têm sido aplicados em tecnologia, infraestrutura e inteligência policial.

“Seguiremos acompanhando os dados e apoiando ações que visem o fortalecimento das forças de segurança no Paraná”, afirmou.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação