Deputados alertam que UENP pode suspender serviços por falta de recursos de custeio

16/10/2015 11h40 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Ricardo da Guia Rosa e Rosi Mara Guilhen.

Créditos: William Bilches

Os deputados estaduais Tercílio Turini (PPS) e Evandro Araújo (PSC), da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa, vão pedir apoio da Liderança do Governo e demais parlamentares para conseguir a liberação urgente de recursos para a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Segundo eles, a instituição corre o risco de suspender atividades e atendimentos à comunidade por falta de dinheiro para pagamento de serviços terceirizados.
Em reunião na quinta-feira (15) na Reitoria da instituição, em Jacarezinho, dirigentes informaram que dos R$ 10,5 milhões previstos em orçamento para custeio no ano de 2015, a UENP recebeu R$ 5,4 milhões. “Não temos como fechar o mês de setembro, que já passou. Quanto ao último trimestre, não sabemos o que vai acontecer. É impossível chegarmos ao final do ano com 50% a menos de repasses”, alertou o reitor em exercício, professor Fabiano Gonçalves Costa.
Segundo dirigentes, a UENP depende de funcionários terceirizados para manter diversos serviços. “Sem pagar esses contratos, a universidade não tem como funcionar. A situação é grave”, acrescentou o reitor. Na apresentação aos deputados, foram apontados diversos problemas decorrentes da falta de verbas de custeio, como salas de aula com lâmpadas queimadas, extintores de incêndio vencidos, telhados com goteiras e veículos parados por falta de peças. Outras necessidades maiores são contratação de docentes e agentes universitários e ampliação de espaço físico nas três unidades (Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes). Pelo planejamento de expansão, a UENP precisa de R$ 18 milhões para a primeira etapa de construção de novos laboratórios, salas de aula, bibliotecas, clínicas, núcleo desportivo e restaurante universitário.
Os deputados Tercilio Turini e Evandro Araújo se comprometeram a levar à Secretaria de Fazenda do Paraná a demanda emergencial de liberação de recursos de custeio e, com apoio de todos os membros da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tentar incluir no Orçamento do Estado de 2016 emenda prevendo mais verbas para custeio e investimentos
A UENP foi transformada em universidade em 2006, com a junção de cinco faculdades. Tem mais de cinco mil alunos e 400 docentes em 26 cursos de graduação, oferece 1.400 vagas anualmente e atende população de 48 municípios.

*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.