Deputados aprovam projeto que concede o título de Cidadão Benemérito ao jogador Emanuel, do vôlei de praia Emanuel é o jogador com mais títulos na história do voleibol de praia – 155 – superando o americano Karch Kiraly, outra lenda do esporte.

07/06/2016 17h22 | por Nádia Fontana
Jogador Emanuel, do vôlei de praia.

Jogador Emanuel, do vôlei de praia.Créditos: Paulo Frank/CBV

Jogador Emanuel, do vôlei de praia.


Referência do vôlei de praia no mundo, o atleta Emanuel Fernando Scheffer Rego será homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com o título de Cidadão Benemérito do Estado. A proposta é do deputado Evandro Araújo (PSC), que apresentou um projeto de lei concedendo a honraria ao jogador paranaense, detentor do prêmio “Atleta da Última Década do Século”.

“Seu histórico e sua perseverança na construção de uma carreira sólida no vôlei de praia são fatores que certificam a homenagem”, assinala o deputado. O projeto de nº 124/2016 foi aprovado na sessão plenária desta terça-feira (7), com 41 votos favoráveis e nenhum contrário, em primeiro turno.  Na justificativa da proposta o parlamentar lembra que depois de 25 anos de carreira vitoriosa, o atleta – detentor de inúmeras premiações e um grande difusor do esporte – decidiu deixar as quadras como jogador profissional, no início deste ano. 

Na ocasião, Emanuel comunicou a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que iria se aposentar logo após disputar o Grand Slam realizado no Rio de Janeiro, uma das etapas do Circuito Mundial do Voleibol, para se dedicar a novos projetos. Mas o jogador não ficará muito longe das quadras. Ele já foi escalado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) para fazer parte da delegação de atletas do país nos Jogos do Rio-2016. A participação nas Olimpíadas ainda deve incluir uma consultoria para a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) e a função de comentarista de uma rede de televisão.

O início – Emanuel nasceu em Curitiba no dia 15 de abril de 1973. Começou a carreira no vôlei indoor, defendendo o Clube Curitibano, de Curitiba. Em 1991, passou a jogar, paralelamente, vôlei de praia, esporte pelo qual optou definitivamente para se transformar em um dos jogadores mais vitorioso de todos os tempos. Durante sua carreira o atleta participou de todas as edições dos Jogos Olímpicos que contaram com a modalidade – Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012) – e conquistou medalhas nos três últimos (ouro na Grécia, bronze na China e prata na Inglaterra). É também o detentor de três campeonatos mundiais (Marselha, em 1999; Rio de Janeiro, em 2003; e Roma, em 2011), dois ouros em Pan Americanos (Rio de Janeiro, 2007; e Guadalajara, em 2011) e vários títulos em circuitos mundiais.

Medalhas – Foi eleito melhor jogador dos Jogos Olímpicos de 2004 e do Circuito Mundial de 2006 e 2011. É o maior vencedor do Circuito Mundial com dez títulos, além de ser o maior vencedor de etapas do Circuito Mundial, com 77 medalhas de ouro, 37 de prata e 41 de bronze. Ele é o jogador com mais títulos na história do voleibol de praia, 155, superando o americano Karch Kiraly. Já o prêmio de “Atleta da Última Década do Século” recebeu da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação