((Descrição do áudio))
Se a expectativa de vida do brasileiro cresce ano a ano, o número de trabalhadores com mais experiência ainda na ativa segue a mesma tendência. A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE revelou que a terceira idade foi a faixa etária que apresentou maior alta no índice de participação no mercado de trabalho, ultrapassando 8% do total.
Para estimular cada vez mais a contratação dessa mão de obra qualificada e nem sempre aproveitada, o deputado Missionário Ricardo Arruda (DEM) apresentou o projeto de lei que obriga a reserva de, no mínimo, 5% das vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade.
Sonora
A obrigatoriedade alcançará todas as empresas que participam de programas de benefícios ou isenção fiscal promovidos pelo estado. Apenas as microempresas ficarão livres da exigência. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) afirmou que a experiência dos trabalhadores com mais de 50 anos é fundamental para a o desenvolvimento do país e ressaltou que muitos deles são vítimas de preconceito.
Sonora
O projeto foi aprovado em primeiro turno na sessão desta segunda-feira (20) e volta a ser discutido em plenário na sessão desta terça-feira (21).
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.