Deputados celebram obra e legado de Paulo Freire

20/09/2021 16h00 | por Assessoria parlamentar
Deputados Professor Lemos, Tadeu Veneri e Luciana Rafagnin.

Deputados Professor Lemos, Tadeu Veneri e Luciana Rafagnin.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputados Professor Lemos, Tadeu Veneri e Luciana Rafagnin.

Os deputados do Partido dos Trabalhadores celebraram hoje (20) a obra e o legado do educador Paulo Freire, que completaria 100 anos em 19 de setembro de 2021. Líder da bancada, o deputado Professor Lemos (PT) afirmou que Paulo Freire, considerado o Patrono da Educação Brasileira, foi um “educador extraordinário que revolucionou a educação no Brasil e no mundo”.

“Paulo Freire é reconhecido em todo o planeta pelo seu trabalho relevante, pelas suas obras magníficas. Quero destacar a pedagogia do oprimido, que escreveu quando estava exilado no Chile, porque foi perseguido pelo regime militar no Brasil. Ele defendia a pedagogia da autonomia, a educação como prática da liberdade. Paulo Freire disse que ninguém ignora tudo e ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa e todos ignoramos alguma coisa. Nós aprendemos com o outro, e ensinamos. É uma troca. Ele defendia que é preciso respeitar e valorizar o conhecimento que o educando tem”.

Lemos lembrou que o filósofo e educador pernambucano é um dos intelectuais brasileiros mais citados e respeitados no exterior. “Ele escreveu que se a educação sozinha não muda a sociedade, tampouco sem a educação a sociedade muda. Uma sabedoria muito grande, um conhecimento que é muito importante, que serviu de base para construir projetos políticos pedagógicos no Brasil e fora do País. É um dos pensadores brasileiros mais respeitados no mundo. Desenvolveu o método de alfabetização de adultos, um método revolucionário, que ainda hoje é usado no Brasil. Infelizmente algumas pessoas rejeitam o legado de Paulo Freire, suas obras, mas ele é muito respeitado. Um educador que fez a diferença, não passou despercebido pelo mundo”.

Líder do PT na Assembleia, o deputado Tadeu Veneri (PT) lembrou da visita que Paulo Freire fez ao Paraná. “Paulo Freire esteve na Câmara Municipal de Curitiba quando, à época, ocupava a Secretaria Municipal de Educação na gestão de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo.  Eu me lembro dos seus cabelos brancos e da sua disposição para fazer a luta em defesa da educação. É uma referência para a América Latina e para o mundo. Um marco na construção social do nosso país. Eu tive a satisfação de, por brevíssimos momentos, poder encontrar com essa figura iluminada. Somos muito gratos por ele ser brasileiro”.

Já a deputada Luciana Rafagnin (PT) ressaltou que o grande legado de Paulo Freire é que a educação é libertadora. “Sempre plantou uma educação libertadora e chamou nossa atenção para a necessidade de termos esperança do verbo esperançar; juntar-se ao outro, para fazer de outro modo”, disse. Entre as frases de Paulo Freire que Luciana destacou como legado humanitário está a citação: “eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade”.