Deputados da segunda maior província chinesa visitam a Assembleia Legislativa

08/12/2017 13h26 | por Trajano Budola

Deputado Stephanes Junior (PSB) recebeu a comitiva chinesa nesta sexta-feira (8).Créditos: Noemi Froes/Alep

Representantes da Assembleia Popular de Jiangsu – a segunda maior província da República Popular da China – visitaram a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na manhã desta sexta-feira (8), para discutir intercâmbios de cooperação com o Paraná para o agronegócio. A comitiva foi recebida na presidência da Casa pelo deputado Stephanes Junior (PSB), representando o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).

De acordo com Stephanes, a parceria com a Província de Jiangsu, situada no Leste da China, é estratégica para o desenvolvimento da economia paranaense. “Empresários e autoridades do governo chinês querem conhecer nossa legislação para a importação e exportação de produtos agrícolas. É uma província de 80 milhões de habitantes, com a segunda maior renda per capita da China e o maior PIB do país”, explicou.

Para a presidente do Comitê de Agricultura e Assuntos Rurais do Congresso Popular Provincial de Jiangsu, Zhang Jingxia, a parceria pode resultar em avanços em tecnologia e produtividade. “Queremos aprender com a Assembleia Legislativa do Paraná sobre experiências para a área de agricultura, além de estreitar a parceria com a Câmara de Comércio Brasil-China para ampliar os negócios neste setor”, afirmou.

A província de Jiangsu, cuja capital é a cidade de Nanquim, tem 16 vezes a população do Paraná. É uma das maiores províncias agrícolas da China, a única no país que exporta alimentos. É ainda um dos maiores produtores de proteína animal chinesa. De acordo com Zhang Jingxia, o volume em negociação de Jiangsu com o Brasil este ano deve passar de R$ 10 bilhões. “São 120 empresas, tanto chinesas quanto brasileiras, atuando nesta parceria comercial. Temos uma boa base, mas ainda temos muito que crescer”, afirmou.

“A China está aberta para o Brasil. Recentemente 22 frigoríficos brasileiros receberam certificação do governo chinês para exportações”, lembrou Zhang Jingxia. A Assembleia Popular Provincial de Jiangsu tem 50 anos e seu Comitê de Agricultura e Assuntos Rurais existe há 19 anos. Dos seis membros da comitiva que visitaram a Assembleia, três fazem parte de comissões e escritórios de governo focados na área da agricultura.

Ouça o Podcast relacionado