Deputados destacam programa com 16 mil vagas gratuitas de pós-graduação a servidores municipais Abertura do Programa de Capacitação AMP 4.0, promovido pela Associação dos Municípios do Paraná e pela Itaipu Binacional, foi realizada em Curitiba nesta quinta-feira (15).

15/02/2024 14h41 | por Ana Luzia Mikos

O encontro, em Curitiba, reuniu prefeitos e prefeitas de todo estado para a assinatura do termo de adesão, além de autoridades públicas estaduais e federais.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Deputados estaduais participaram, nesta quinta-feira (15), da abertura oficial do Programa de Capacitação AMP 4.0, promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e pela Itaipu Binacional. O encontro, em Curitiba, reuniu prefeitos e prefeitas de todo estado para a assinatura do termo de adesão, além de autoridades públicas estaduais e federais.

O programa ofertará 16 mil vagas em cursos de pós-graduação gratuitos a servidores municipais, em quatro áreas: autismo; licitação e contratos (na Lei 14.133/2021); gestão de esporte e lazer; alfabetização e letramento. O aporte financeiro será de R$ 48 milhões em quatro anos.

“Nós identificamos alguns problemas pontuais nos municípios e a AMP, juntamente com os deputados estaduais, deputados federais, buscamos através da Itaipu uma parceria para que a gente pudesse fazer essa formação. Levar aos 399 municípios pós-graduação de maneira gratuita, dando uma formação, transformando as pessoas. Quem ganha com isso são os municípios, que terão servidores muito mais capacitados. E o que é mais importante, tudo gratuitamente”, explicou o presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, deputado federal pelo Paraná licenciado, Enio Verri (PT), disse que o objetivo é fazer com que os municípios tenham melhores ferramentas, funcionários preparados, motivados e valorizados, pois quem ganha por isso é a população.

“A determinação do presidente Lula é que nós pudéssemos fazer da Itaipu um grande instrumento de desenvolvimento do Paraná. A ideia é oferecer esses quatro cursos de pós-graduação sugeridos pela AMP. Esses cursos vão qualificar em várias áreas, com isso nós teremos em uma educação mais inclusiva, projetos de esporte em várias áreas. Então, a ideia é que a Itaipu consiga contribuir numa visão de longo prazo para que os municípios menores possam conseguir mais recursos”, afirmou.

“É importantíssima a nova face que tem Itaipu no governo do presidente Lula. Eu, como presidente do PT no Paraná e deputado, vim aqui para corroborar com as ações que estão sendo feitas em parceria com a AMP. A Itaipu agora é de todos os paranaenses, dos 399 municípios do Paraná, mais de 35 no Mato Grosso. Um olhar ambiental, social e também de filosofia. E aqui, um olhar de tecnologia, ciência, formação, para ajudar os municípios”, disse o deputado Arilson Chiorato (PT).

Para a deputada Ana Júlia (PT) é “uma alegria que a gente volte a ter a Itaipu a serviço do Estado Paraná como um todo e, principalmente, dos municípios”. Ela ressaltou que muitas prefeituras são pequenas e têm dificuldades em acessar algumas modalidades de recursos. “Então, ter essa parceria, essa contribuição é fundamental para que as prefeituras de fato tenham acesso aos serviços que a Itaipu pode prestar. Os temas são muito importantes como sustentabilidade, ecologia, responsabilidade”.

“Eu, que já fui prefeito de um município pequeno como São Jorge d’Oeste, sei o que este apoio representa, sou um entusiasta dessa iniciativa. Quero saudar a AMP, que faz esta ponte entre a gestão da Itaipu, que não só coloca recursos, mas faz a tentativa de uma melhoria na qualidade de vida dos seus habitantes, levando conhecimento, através de cursos de especialização e dando condições para que o servidor esteja capacitado. São áreas que farão a diferença na vida dos nossos habitantes”, afirmou o deputado Luis Corti (PSB).

O deputado Professor Lemos (PT) disse que a iniciativa é importante para todos os municípios pois serão cursos de preparação de servidores públicos que atuam em diversos setores. “Farão com que esses municípios tenham pessoas capacitadas na elaboração de projetos para todas as áreas, como saúde, para pessoas com deficiência, na proteção do meio ambiente, na educação na busca de recursos junto ao Governo Federal e inclusive internacionais”.

Autismo

Um diferencial do programa é a oferta de vagas de pós-graduação em autismo, que utiliza o chamado Método TEACHH (Treatment Education Autistican drelated Communication Handicapped Children – Programa Tratamento e Educação Para Crianças Autistas e/ou com Problemas Relacionados à Comunicação).

O curso será nos formatos EAD e presencial (com cinco encontros, que serão realizados em todas as 19 cidades-sede das 19 associações regionais de municípios do Paraná). As inscrições começam a ser feitas nesta quinta-feira (dia 15) e prosseguirão até o dia 29 de fevereiro de 2024. Podem se inscrever para o programa tanto os servidores concursados quanto os comissionados.