Deputados e servidora da Alep são condecorados com medalhas de "Heróis da Cavalaria"

29/06/2018 14h59 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Servidora da Alep Ana Beatriz e os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Pedro Lupion (DEM) e Delegado Recalcatti (PSD), homenageados pela Polícia Montada.

Servidora da Alep Ana Beatriz e os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Pedro Lupion (DEM) e Delegado Recalcatti (PSD), homenageados pela Polícia Montada.Créditos: André Nishizaki

Servidora da Alep Ana Beatriz e os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Pedro Lupion (DEM) e Delegado Recalcatti (PSD), homenageados pela Polícia Montada.

Os deputados estaduais Delegado Recalcatti (PSD), Pedro Lupion (DEM) e Luiz Claudio Romanelli (PSB) foram condecorados com medalhas de “Heróis da Cavalaria” pelo Regimento de Polícia Montada (RPMon), da Polícia Militar do Paraná, por terem sido coautores da Lei, sancionada em maio passado, que autorizou a PM-PR a reproduzir e criar equinos para a formação de plantel próprio de animais.

A cerimônia de entrega da honraria aconteceu na quinta-feira, dia 28, data de comemoração dos 139 anos de criação do RPMon, o mais antigo batalhão da PM do Paraná. A medalha também foi entregue à secretária da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, Ana Beatriz Prado, por ter levado a proposta aos parlamentares após ter feito uma visita à Cavalaria, no bairro do Tarumã, em Curitiba. “Como a ideia me pareceu muito boa sob todos os aspectos, fiz questão de fazer a interlocução entre os militares e os parlamentares”, lembrou ela. Foi então que Ana Beatriz conversou com o deputado Recalcatti, que logo angariou apoio dos demais deputados estaduais. Além de Recalcatti, Lupion e Romanelli, também assinou o projeto de lei o deputado Marcio Pauliki (SD), que justificou ausência no ato solene.

“Além de possibilitar o melhoramento genético dos cavalos, apurando os padrões físicos e comportamentais para o serviço de patrulhamento, o Centro de Veterinária da PM poderá produzir excedentes de animais e material genético para comercialização”, destacou Recalcatti. Pela lei aprovada, o RPMon está autorizado a comercializar cavalos com agricultores familiares, por exemplo.

Qualidade – O comandante do RPMon, major Elias Ariel de Souza, disse que a nova lei permitirá “um salto de qualidade gigantesco porque permitirá a produção de espécies equinas de alto valor genético, adequado ao nosso tipo de policiamento e às nossas necessidades”. Ele lembrou ainda que o RPMon desenvolve há 21 anos o projeto de equoterapia, que atende de forma gratuita 150 famílias carentes do Paraná.

A comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Dias Rocha, destacou o trabalho social do batalhão. “A Polícia Militar, através do Regimento de Polícia Montada, além da segurança pública, também oferece qualidade de vida para aqueles que estão ao seu redor”, disse. “A prova viva são os programas e projetos sociais, e um deles é a equoterapia do RPMon", afirmou.
Além das medalhas de “Heróis da Cavalaria”, o RPMon entregou na solenidade medalhas de ouro, prata e bronze a militares que completaram, respectivamente, 30, 20 e 10 anos de carreira, com excelente prestação de serviços. Também foi inaugurada a “Sala da Memória” do Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio”, com imagens, objetos e publicações que contam a sua história.

História – O RPMon, unidade operacional mais antiga da PMPR, iniciou-se na seção de Cavalaria da Província do Paraná que foi criada pela lei nº 522, de 28 de junho de 1879. No decorrer dos anos a Cavalaria participou dos episódios mais marcantes da história do estado, como a Revolução Federalista e a Guerra do Contestado.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação