Os parlamentares estão preocupados com a Lei Geral das Universidades, proposta pelo Governo do Estado, que cria novos parâmetros para dividir o orçamento entre as instituições de ensino. O projeto de lei altera também a forma de administração das universidades estaduais, incluindo a terceirização de serviços, a implementação de indicadores de qualidade, bônus por eficiência e outros parâmetros de gestão.
Para Chiorato, é preciso considerar as particularidades de cada instituição para definir parâmetros.
Sonora
Outro tema em debate foi a Drem - Desvinculação da Receita de Estados e Municípios - que pela proposta, retém 30% das receitas próprias das universidades. Os deputados demonstraram preocupação com a possibilidade da medida inviabilizar as atividades das universidades a partir do segundo semestre. O deputado Goura também colocou em discussão a proposta de solicitar ao estado a ampliação do prazo de contratos de trabalho temporários de professores, que têm validade apenas até julho.
Sonora
A Frente Parlamentar vai elaborar um documento relatando as reivindicações das universidades e fazer sugestões para um melhor encaminhamento das questões que foram debatidas.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Lilian Chaves.