Destinação de carcaças de animais será tema de reunião em Brasília nesta quarta-feira (20)

20/09/2017 10h40 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Schiavinato (PP).

Deputado Schiavinato (PP).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Schiavinato (PP).

O deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP) está em Brasília nesta quarta-feira (20) para participar de uma reunião na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A pauta do encontro será o aproveitamento de carcaças de animais mortos a campo. O convite foi feito por Guilherme Henrique Marques, coordenador do Grupo Temático instituído pelo Portaria nº 1.177/2017, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Schiavinato representará a Assembleia Legislativa do Paraná. “O deputado vem tratando do tema no âmbito da Alep e tem todas as condições e o conhecimento necessários para levar ao grupo de trabalho a visão do nosso estado sobre o tema”, afirmou o presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), que indicou o parlamentar para o encontro. A nomeação foi endossada pelo presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, deputado Rasca Rodrigues (PV).

Para Schiavinato, essa reunião é o resultado de um trabalho iniciado no primeiro ano de seu mandato como deputado. “Depois da audiência pública que realizamos na Assembleia, em 2015, o assunto ganhou relevância e percebeu-se a dificuldade que os produtores enfrentam sozinhos em relação a destinação das carcaças dos amimais nas propriedades rurais. Não há uma legislação que os ajude, apenas as restritivas e punitivas aos produtores, que ficam com todo ônus e sem o apoio público devido”.

O parlamentar ainda lembra das várias etapas vencidas até se chegar a essa reunião. “Essa tende a ser uma reunião definitiva. Estamos próximos de uma solução, mas antes disso chamamos os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul a somarem força na causa. Nos reunimos várias vezes com o ministro Blairo Maggi e ouvimos todos os setores envolvidos”.

Estarão presentes no evento David Meeker, que é membro do painel consultivo da World Renderers Organizations (WRO), e Peter Tabor, vice-presidente da Pet Food Institute (PFI/EUA). Ambos falarão das experiências nos Estados Unidos em relação à reciclagem animal.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação