Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Dezembro Faixa Preta é celebrado em sessão solene na Assembleia

Evento foi proposto pelo deputado Alexandre Amaro (REP), autor da Lei nº 20.337/2020, que instituiu o Dezembro Faixa Preta no Paraná.

Solenidade ocorreu no Plenário da Casa, na noite desta sexta-feira (5).
Solenidade ocorreu no Plenário da Casa, na noite desta sexta-feira (5). Créditos: Valdir Amaral/Alep

O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná foi palco, na noite desta sexta-feira (9), de um encontro dedicado às artes marciais. A solenidade, organizada pelo deputado Alexandre Amaro (REP), reuniu professores, mestres, instrutores, senseis, atletas e academias de várias cidades do Estado para celebrar a tradição das artes marciais e seu impacto social.

“Queremos, com esse evento, reconhecer o trabalho de quem dedica a vida ao ensino das artes marciais, tanto nas academias quanto em projetos sociais que transformam a realidade de crianças, jovens e adultos”, disse o deputado. O encontro também reforçou a Lei nº 20.337/2020, de autoria do parlamentar, que instituiu no calendário oficial de eventos do Estado o Dezembro Faixa Preta, mês dedicado a valorizar e popularizar as artes marciais em todo o Paraná.

“O mês de dezembro é dedicado a valorizar aqueles que contribuíram e continuam contribuindo para que o Estado seja um verdadeiro celeiro de campeões. É um trabalho maravilhoso e essencial”, afirmou. O parlamentar também destacou a importância dos projetos sociais para a disseminação do esporte. “Eles promovem inclusão e transformam vidas, especialmente para jovens que enxergam nas artes marciais uma oportunidade de crescimento e disciplina”, pontuou.

A atleta de MMA Jennifer Maia celebrou a homenagem e ressaltou sua importância para novos talentos do esporte. “Receber essa homenagem significa muito para mim. Mostra que meu trabalho deu certo, que representei bem e continuo representando. É também uma forma de inspirar novos talentos a aparecerem e acreditarem no esporte”, afirmou a lutadora, atual campeã do Invicta FC e WGP e ex-campeã do Ultimate Fighting Championship (UFC). Para ela, esse tipo de iniciativa também incentiva atletas iniciantes e fortalece o cenário das artes marciais no Estado.

Edson Foreman, conhecido no meio esportivo, falou sobre a importância do evento. “É também uma forma de influenciar na disseminação das lutas e no reconhecimento do esporte para a vida das pessoas.” Ele é campeão brasileiro de boxe, bicampeão paranaense de boxe e atual vice-presidente da Federação Paranaense de Boxe.

O combate ao feminicídio também foi citado durante o evento. “O feminicídio é uma violência que assola a nossa sociedade, com números alarmantes. São quatro mulheres sendo assassinadas por dia. E, nesse cenário, as artes marciais deixam de ser um esporte para se tornar uma necessidade — uma ferramenta poderosa para o empoderamento e a autonomia das mulheres”, comentou a doutora e mestre em Tecnologia em Saúde, sensei Keith Sato.

Homenagens e participantes

Durante o evento, foram homenageadas entidades e profissionais que contribuem para a formação cidadã e para a promoção da disciplina, da saúde e do desenvolvimento social, especialmente entre crianças e jovens. A homenagem também destacou o legado e a dedicação desses profissionais, reafirmando o papel das artes marciais como instrumento de educação e transformação social no Estado.

A solenidade contou ainda com apresentações de Karatê Shotokan da PUC/PR, conduzida pela sensei Keith Sato; de Mondioring; e do pastor alemão da Polícia Civil do Paraná (PC/PR), acompanhado pelo instrutor da Escola da PC/PR, assessor do Grupo Tigre e treinador de cães de intervenção policial e cães de guarda, Diógenes Assahida.

Entre os presentes estavam a vereadora de Curitiba, Meri Martins (PP); o escritor Fábio Amador Bueno; o representante do Judô, sensei Macoto Yamanouchi; o mestre Cícero de Paula, representando o secretário estadual de Esportes, Hélio Wirbisk; o atleta e ex-UFC Vinicius Vina; os vereadores Evandro França (Colombo), Guanair (Piraquara), Márcio Gigante (Paranaguá) e Leandro Bianco (Ponta Grossa); além de lideranças, atletas e demais convidados.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação