Dezembro Laranja é lançado com o slogan “Não espere para sentir na pele” Campanha de conscientização, prevenção e tratamento precoce do câncer da pele, o de maior incidência entre todos da doença no país, foi apresentada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

06/12/2022 16h07 | por Trajano Budola
Não espere para sentir na pele é o lema da campanha Dezembro Laranja 2022.

Não espere para sentir na pele é o lema da campanha Dezembro Laranja 2022.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Não espere para sentir na pele é o lema da campanha Dezembro Laranja 2022.

Com o lema “Não espere sentir na pele” foi lançada durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (6) a campanha de 2022 do Dezembro Laranja, um mês inteiro dedicado aos cuidados contra o câncer da pele. A edição deste ano tem como foco principal os trabalhadores urbanos e rurais, mais expostos aos raios solares diretamente sobre o corpo.

Proposta do deputado Anibelli Neto (MDB), a mobilização estadual com ações do poder público e sociedade civil organizada pela conscientização dos riscos da doença levou ao Plenário a presidente da Sociedade de Dermatologia regional do Paraná, Paula Xavier da Silva Schiavon.

“A hora de cuidar e prevenir é a partir da infância, quando não se vêm os efeitos do sol em nossas peles. Próximos aos 40 anos de idade começamos a perceber todas as alterações benignas que ele nos faz: as rugas, as manchas e eventualmente estamos com a pele mais doente”, reforçou ela.

Segundo a médica dermatologista, a falta de cuidados durante a vida toda propicia o surgimento da doença. “devemos cuidar das crianças já a partir dos primeiros meses. Passar protetor solar é chato, difícil, as crianças fogem, passam horas debaixo d’água e não querem reaplicar, mas é muito importante”, explicou.

Ela ressaltou que qualquer método que esconda as pessoas do sol é eficaz: filtro solar, óculos, chapéus, bonés, guarda-sol e os telhados das casas nos horários de sol mais forte. “Lembrando que o protetor solar para ter efeito precisa ser aplicado em bastante quantidade. Mais do que investir em um produto caro é melhor algo que possamos usar com abundância”, disse.

Para o deputado Anibelli Neto, autor da lei 18.829/2016 de conscientização, prevenção e tratamento precoce, o mês de dezembro é o período em que as pessoas ficam mais expostas ao sol. “Com a diminuição dos casos da covid, estão sendo oferecidos atendimentos presenciais e gratuitos, além da ampliação de ações nas redes sociais e imprensa”, explicou sobre a rede pública estadual de saúde.

De acordo com ele em 2019, último ano em que foram realizadas ações presenciais, foram atendidas mais de 25 mil pessoas em todo Brasil por conta de campanha nacional do mesmo teor. “Desde 1999, quando iniciou, foram mais de 600 mil pessoas”, disse. Ele afirmou que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) registra diagnóstico de 185 mil brasileiros com câncer de pele, a maior incidência entre os tipos da doença.

“O diagnóstico precoce pode permitir o tratamento de forma eficaz e proporcionar melhor qualidade ao paciente. A campanha vem justamente dar atenção à gravidade da doença e à importância da população ficar atenta ao menor sinal do câncer de pele, procurar regularmente um dermatologista e cuidar da pele com medidas de proteção”, afirmou o parlamentar.

O câncer da pele é o mais comum entre todos os cânceres em humanos e se não diagnosticado precocemente pode levar a metástase e morte do paciente. A prevenção à doença é conhecida e a detecção nos primeiros estágios apresenta grande chance de reversão. Entre casos graves e brandos, representa 33% de todos os casos de câncer no país, mais do que os de próstata, mama, cólon, reto, pulmão e estômago.

O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.

Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente. Manchas irregulares na pele, como pintas de cores e formas diferentes, podem ser sintomas do câncer de pele.

Desde o dia 1º de dezembro o prédio da Assembleia Legislativa está iluminado na cor laranja.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação