Dezembro Transparente começa com avanços após Lei Estadual Campanha dedicada à dar visibilidade e promover a cultura da transparência, prevenção e combate à corrupção no Paraná.

02/12/2021 11h28 | por Assessoria parlamentar
Deputado Evandro Araújo (PSC).

Deputado Evandro Araújo (PSC).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Evandro Araújo (PSC).

O deputado estadual Evandro Araújo (PSC) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quarta-feira (1º), para falar sobre as ações do Dezembro Transparente, mês dedicado a dar visibilidade e promover a cultura da transparência, prevenção e combate à corrupção no Paraná. Criado pela Lei 20.663/21, proposta por Araújo, em sua primeira edição já traz avanços concretos junto à esfera pública.

Araújo destacou a adoção do Dezembro Transparente pela Controladoria Geral do Estado (CGE), que é uma previsão contida na Lei, como um salto significativo, já que a CGE é responsável pela auditoria do Poder Executivo e busca pela correição na Administração Pública Estadual. A CGE lançou, no final de novembro, diversas atividades relacionadas ao mês, entre elas, melhorias no atendimento à população na Ouvidoria Geral; lançamento da política "Due Diligence", que avalia a integridade e inidoneidade das fornecedoras do estado antes das licitações; além da capacitação de servidores estaduais sobre o tema.

O deputado também pediu aos três Poderes estaduais (Executivo, Legislativo e Judiciário), às prefeituras paranaenses e câmaras de vereadores, além da própria iniciativa privada, a adoção do Dezembro Transparente em suas agendas. Segundo ele, desta forma, não só estarão atendendo a nova legislação, mas, principalmente, um anseio da sociedade no combate à corrupção e busca por mais transparência.