Encontro vai debater políticas públicas sobre acesso, preservação e bom uso dos recursos hídricos no estado Audiência proposta pela deputada Luciana Rafagnin e pelo deputado Arilson Chiorato, ambos do PT, ocorre na segunda-feira (20), no Auditório Legislativo da Casa.

16/03/2023 11h08 | por Antônio Dilay
Data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada a partir do ano seguinte.

Data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada a partir do ano seguinte.Créditos: Arte: Leonardo Cunha/Alep

Data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada a partir do ano seguinte.

A Assembleia Legislativa do Paraná recebe na segunda-feira (2), a partir das 9 horas, a audiência pública “Dia Mundial da Água”. O encontro é proposto pelo deputado Arilson Chiorato (PT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais e pela deputada Luciana Rafagnin (PT), líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, e acontecerá no Auditório Legislativo da Casa.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) solicitou aos parlamentares a realização da audiência para debater a garantia de direitos da população a políticas públicas que garantam o acesso, a preservação e o bom uso da água, sob o lema “Água não é mercadoria, é um direito universal”.

“As desigualdades econômicas e sociais fazem com que até as intempéries e catástrofes climáticas, fenômenos previsíveis ou não, afetem e impactem mais dramaticamente a vida das populações vulneráveis nas grandes cidades e nos municípios do interior”, afirma a deputada Luciana. “Percebemos isso, inclusive, nas inundações e desmoronamentos recentes aqui no estado, bem como ao longo de toda a crise hídrica e estiagem há bem pouco tempo”, completou.

 “A data comemorativa é uma oportunidade para promover um amplo debate com a sociedade paranaense sobre a agenda parlamentar e as políticas públicas relacionadas ao tema da água no Estado do Paraná”, destaca Chiorato.

Data

A água é um recurso fundamental para a vida humana e, por isso, a data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada a partir do ano seguinte. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo que para o ano de 2023, o tema é “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

Confira a programação da audiência:

Direito Humano, Bem Público - Expositor: Vicente Andreu, ex-presidente da Agência Nacional de Águas - ANA;

Trabalho e saúde: contaminação, agrotóxicos - Expositora: Margaret Matos de Carvalho, Procuradora-chefe do MPT-PR;

Atingidos: barragens, mudança climáticas e Agricultura Familiar - Expositora: Maristela da Costa Leite, Coordenação Nacional do MAB e doutoranda em Geografia (Unioeste);

Cenário da Água no Paraná - Expositor: Pedro Augusto Breda Fontão, Professor da UFPR;  

Água potável, saneamento e trabalho na Sanepar - Expositor: Rodrigo Picinin, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Saneamento SAEMAC.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação