Dia Mundial do Brincar acontece neste domingo (28), no Museu Oscar Niemeyer (MON)

26/05/2023 17h12 | por Assessoria Parlamentar

O “Brincar no MON” neste domingo (28) terá uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade para refletir sobre a importância do brincar, em local coberto e protegido, no Salão de Eventos do MON.Créditos: Rafael Bertelli/Gabinete do deputado Goura (PDT)

Para comemorar o Dia Mundial do Brincar, que acontece anualmente no dia 28 de maio, diversos coletivos se reúnem para promover, neste domingo (28), das 10 às 15 horas, o “Brincar no MON”, com várias atividades gratuitas no Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), no Centro Cívico.

A iniciativa é do deputado Goura (PDT), com o apoio do MON. As atividades incluem ateliê de artes, máquina pedale pelo seu suco, yoga, oficina de mini-jardim, contação de histórias, degustação de instrumentos, labirinto, criação, conserto e adaptação de brinquedos e jogos com sucata e outras.  Confira a programação abaixo.

Lei Municipal da Semana do Brincar

Em março de 2018, Goura aprovou na Câmara de Vereadores projeto de lei que instituiu e incorporou ao Calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba a Semana do Brincar”, contou o deputado estadual Goura (PDT).

“Ainda em 2018, fizemos o primeiro Brincar no MON com centenas de crianças e familiares participando. Foi um sucesso que queremos repetir”, lembrou o deputado.

A importância do brincar

A Semana do Brincar tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, reunindo crianças de todas as idades, culturas, condições físicas e mentais, fomentando a prática do brincar de forma coletiva em espaços públicos e privados.

“O brincar promove o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da criança. O brincar é o instrumento de expressão da criança. O brincar é fonte de aprendizado e troca de saberes. O brincar é uma forma de expressão cultural. O brincar cria vínculos sociais e de comunicação. O brincar é fonte de prazer e liberdade”, destacou Goura.

Programação

Confira as atrações:

- O ateliê é livre, pode entrar!

O Navio é um ateliê à deriva. Ao longo do dia, o espaço será montado, desmontado e alterado para que cada participante expresse sua subjetividade com os materiais disponibilizados pela arte-educadora (a partir de 4 anos).

- Brincares Oficina criativa

Um ambiente brincante e sensorial com elementos naturais voltado a crianças pequenas (0 a 3 anos).

- Contação colaborativa de histórias

Vestidas com adereços (perucas, chapéus, óculos, etc.), as crianças participam da criação coletiva de uma história onde cada um(a) contribui com um ponto (a partir de 4 anos).

- Oficina de arte-natureza

Atividade para dar asas à criatividade com tintas feitas a partir de materiais encontrados na natureza (a partir de 9 anos).

- Brincadeiras no Labirinto

Montagem e exploração de um labirinto de tijolinhos de espuma multicoloridos (a partir de 4 anos).

- Pedale pelo seu suco

Bicicletas adaptadas a liquidificadores promovem consciência ambiental e alimentação saudável. Em parceria com a Jardinita (a partir de 9 anos) - Traga seu copo retornável.

-Degustação de instrumentos

Para crianças e jovens experimentarem diferentes instrumentos musicais elétricos (a partir de 4 anos).

- Brincar de criar a cidade

As crianças criam sua própria cidade coletivamente a partir de desenhos e outros materiais (a partir de 4 anos).

-Oficina de toycraft

Criação, conserto e adaptação de brinquedos e jogos com sucata (a partir de 4 anos, com adulto responsável).

- Yoga para crianças

Prática de posturas de yoga com histórias para crianças e famílias, às 11h e 11h30 (a partir de 4 anos).

- Oficina de mini-jardim

Uma reflexão sobre meio ambiente e sustentabilidade através de uma oficina prática de microjardinagem com suportes reciclados (a partir de 4 anos).

- Criar com a natureza

Desenhos, esculturas, colagens, fantasias e outras composições com elementos da natureza a partir de materiais coletados com as crianças nos jardins do MON (a partir de 4 anos)

- Roda de musicalização para bebês

Espaço para bebês se movimentarem livremente junto com pais, mães e cuidadores. Roda de musicalização às 10h30 (0 a 2 anos).

- Maleta de brinquedos

Jogos e interação lúdica para promover o brincar. Durante a atividade, a criança se descobre, se transforma, aprende, compartilha e interage. (a partir de 9 anos)

- Oficina de compostagem

Atividade recreativa de educação ambiental para ensinar as crianças a compostar em casa os resíduos orgânicos (a partir de 9 anos).