Diretor-geral da Secretaria da Saúde apresenta balanço da gestão na Assembleia Legislativa Sezifredo Paz disse que o Estado aplicou R$ 1,318 bilhão em Saúde no último quadrimestre de 2017. No acumulado do ano, foram R$ 3,649 bilhões.

27/02/2018 14h00 | por Rodrigo Rossi

Reunião para apresentação quadrimestral da gestão da SESA - 3º Quadrimestre de 2017.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

O diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz, participou de reunião da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná na manhã desta terça-feira (27), para apresentar o relatório quadrimestral de prestação de contas da pasta governamental referente aos meses de setembro a dezembro de 2017. A audiência pública aconteceu em cumprimento à Resolução nº 459, de 10 de outubro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde.

Paz ressaltou que os investimentos feitos pelo Estado no período foram de R$ 1,318 bilhão. No acumulado de 2017, o governo direcionou R$ 3,649 bilhões em recursos, em diferentes estruturas do atendimento à saúde, representando 12,07% do orçamento previsto pelo Executivo. “Estamos cumprindo a lei. Tivemos, por exemplo, em dezembro do ano passado, um aumento no investimento, se comparado com os outros meses. Foram mais de R$ 430 milhões. E o resultado volta aos paranaenses, com um atendimento cada vez melhor, com a redução da mortalidade materno/infantil, aumento no número de transplantes e recuperação da estrutura médica hospitalar”.

Conforme dados apresentados nesta terça-feira, a execução orçamentária entre os anos de 2011 e 2017, durante a gestão do governador Beto Richa, foi de quase R$ 19 bilhões. No ano passado foram realizadas 404 mil cirurgias eletivas, além de atendimento de 98,33% dos casos de transplante, colocando o Paraná na segunda posição com o maior número de procedimentos realizados, segundo o diretor da secretaria.

Após a apresentação, os parlamentares fizeram considerações sobre a apresentação e questionamentos aos representantes e técnicos do governo, especialmente sobre a necessidade de ampliação de atendimento nas estruturas hospitalares, com a conclusão de obras, ampliação e reforma das unidades e dos leitos.

Os deputados Nereu Moura (PMDB), Tercílio Turini (PPS), Nelson Luersen (PDT), Evandro Araújo (PSC) e Marcio Pacheco (PSL) participaram da reunião de prestação de contas, que foi conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde Pública, deputado Dr. Batista (PMN). “Foi uma apresentação positiva. Estamos percebendo o amplo investimento feito pelo governo, tanto na atenção básica e nas especialidades, além da rede hospitalar, baixando os índices de mortalidade materno/infantil. Precisamos de uma saúde preventiva e acredito que estamos no caminho”, avaliou Batista.

Ouça o Podcast relacionado