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Duplicação da Avenida Paranaguá vai mudar Litoral do Paraná, destaca deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD). Créditos: Valdir Amaral/Alep

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou nesta segunda-feira (11) a importância para a mobilidade e o turismo do litoral a duplicação da PR-412 (Avenida Paraná) com as obras iniciadas neste sábado (9) após a assinatura da ordem de serviço pelo governador Ratinho Junior (PSD). "São obras deste porte que sempre digo que vale a pena ter um governador com a visão do todo no estado", disse Romanelli que sugeriu a inclusão da duplicação da rodovia ainda em 2019 no pacote de obras estaduais para o litoral.

A duplicação de 14,3 km, entre Matinhos e Praia de Leste, vai atender os veranistas e moradores de todos os balneários do litoral paranaense. "Eu frequento há mais de 30 anos o balneário de Betaras e tenho uma história interessante sobre essa obra. Em 2019, o governador discutia obras estruturantes para o estado e nós discutimos as questões do litoral. E eu dei a sugestão de que uma grande obra para o litoral é duplicação da Avenida Paranaguá", lembrou Romanelli.

"O governador acatou a ideia, na época não havia recursos para a execução da obra, mas mandou fazer o projeto e hoje temos a realização dessa obra. É tão bom ver a execução de uma obra que vai mudar a cara do litoral do Paraná", completou o deputado.

Obras

A duplicação da Rodovia Máximo Jamur, como também é conhecida a via, terá custo de R$ 274 milhões e faz parte do pacote de obras no litoral que tem a construção da Ponte de Guaratuba e a revitalização das orlas de Matinhos e Pontal do Paraná.

Os serviços na PR-412 começaram com a implantação das novas vias marginais e em seguida o plano de ataque avançará pela duplicação do eixo principal da rodovia. O projeto prevê uma nova pista central com pavimento rígido de concreto com 21 centímetros de espessura. O concreto é especialmente vantajoso para regiões com tráfego intenso e clima úmido, como o Litoral, pois exige menos manutenção ao longo do tempo e suporta melhor a ação da água e do peso dos veículos.

A faixa atual será alargada para ambos os lados, com separação por barreiras de concreto no centro. Já as marginais, com sentido único, contarão com vagas de estacionamento, calçadas para pedestres e ciclovias bidirecionais (com fluxo de bicicletas nos dois sentidos), garantindo mais segurança para os ciclistas.

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