Em participação no programa Café Com Política, deputado Elio Rusch, diz que todo dia é segunda-feira Pescaria e futebol são as formas preferidas de lazer do deputado que também não abre mão do bom chimarrão na sua rotina diária.

14/06/2019 09h35 | por Sandra C. Pacheco

Pescaria e futebol são as formas preferidas de lazer do deputado Elio Rusch (DEM). Essas e outras curiosidades, o deputado conta no programa Café com Política.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

No exercício do oitavo mandato, sempre pelo mesmo partido, que começou como Arena e hoje é Democratas, o deputado Elio Rusch é o entrevistado do programa “Café com Política” da TV Assembleia que vai ao ar na segunda-feira (17) após a sessão plenária. Numa conversa totalmente descontraída, ele conta que para um deputado, todo dia é segunda-feira, uma vez que suas atividades prosseguem nas visitas ao interior para ouvir as bases e suas reivindicações.

Mostra como são importantes os momentos que passa com a família, as ligações que tem com a cidade de Marechal Cândido Rondon e os municípios daquela região, e afirma que tem na pescaria e no futebol suas formas preferidas de lazer. Gaúcho de Criciumal, cidade localizada na divisa com a Argentina e berço do célebre goleiro Taffarel, da Seleção Brasileira, não esconde a paixão pelo Grêmio e pelo tradicional chimarrão, bebida sempre presente em seu gabinete, no escritório ou em casa.

Carreira no Paraná -Elio Rusch veio para o Paraná muito jovem, com a família, que se radicou em Entre Rios, localidade próxima a Marechal Cândido Rondon. Quando os estudos exigiram, mudou-se para Marechal, onde morou numa pensão. Para ajudar a família, trabalhou em madeireira, foi balconista e até paliteiro do jogo de bolão, muito popular naquela época. Para estar com os familiares no final da semana, pedalava trinta quilômetros. Atuou em movimentos estudantis – estudava à noite – tornou-se conhecido e recebeu muitos incentivos para fazer carreira política.

A princípio não se deixou convencer. Mas os amigos levaram os convites a sério e o filiaram à Arena para disputar o mandato de vereador. A carreira política começou aí e não parou mais. Foi vereador de 1976 a 1990, chegou a presidir a Câmara Municipal e até assumiu interinamente a Prefeitura. Depois vieram os mandatos de deputado estadual, conquistados sucessivamente até 2018, quando ficou na suplência e acabou assumindo, neste ano, em decorrência da licença-maternidade da deputada Maria Victória (PP).

Ao longo de 42 anos de carreira, manteve-se fiel a seus princípios políticos, incansável defensor da livre iniciativa e do municipalismo. Isto e muito mais você vai poder acompanhar no “Café com Política”, inclusive uma receita muito especial de arroz de carreteiro, uma especialidade do parlamentar.

A entrevista do deputado poderá ser assistida também no canal do Youtube da Assembleia. O vídeo estará disponível após a veiculação pela TV Assembleia. https://www.youtube.com/user/TVSinalAssembleiaPR