Emenda ao projeto do Conselho do Transporte Coletivo da RMC inclui representante do movimento social de mobilidade urbana

01/12/2022 15h04 | por Assessoria parlamentar
Deputado Goura (PDT).

Deputado Goura (PDT).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Goura (PDT).

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, na quarta-feira (30), emenda de autoria do deputado Goura (PDT), que garante a participação de um membro do Conselho Estadual das Cidades do Paraná (Concidades Paraná) e de um representante de movimento social ligado à mobilidade urbana no Conselho do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba.

A emenda modificativa foi apresentada em plenário ao projeto de lei 470/2022, que cria o Conselho de Transporte Coletivo da RMC. O texto inicial do projeto garantia a participação de um representante de movimento social, porém, sem especificar a natureza do movimento.

 “A emenda aqui apresentada assegura a devida participação de representante da sociedade civil, que poderá contribuir de forma efetiva em relação às demandas das quais tratará o Conselho. Temos vários movimentos sociais ligados ao tema da mobilidade urbana que podem e devem contribuir muito na construção de políticas públicas voltadas para o setor”, argumentou o deputado.

A emenda foi assinada também pelos demais deputados da Bancada da Oposição: Tadeu Veneri, Professor Lemos, Arilson Chiorato e Requião Filho e pela deputada Luciana Rafagnin, todos do PT.

O Conselho

Conforme estabelece o PL 470/2022, o Conselho de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba, será um órgão interfederativo vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), com a finalidade de assessorar o Governo do Estado e os municípios da RMC na formulação de políticas públicas e na implementação de programas voltados ao desenvolvimento do transporte coletivo na região.

O Conselho terá caráter consultivo, fiscalizador, normativo e deliberativo em questões relacionadas às ações de mobilidade urbana executadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), respeitando os aspectos legais de sua competência.

Quem participa

Conforme o Artigo 5° do PL 470/2022 farão parte do Conselho: um representante da SEDU; um representante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL); um representante da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA); um representante da COMEC; e um representante de cada município da Região Metropolitana de Curitiba, participante da Rede Integrada Metropolitana de Transporte.

A nomeação dos membros titulares e dos suplentes será feita pelo Governador do Estado, que indicará seu presidente, e cada membro titular do Conselho Estadual de Transporte Coletivo terá seu respectivo suplente indicado pelo município ou órgão representado, por meio de ofício destinado ao Presidente do Conselho.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação