Emenda da deputada Luciana Rafagnin (PT) defende o atendimento regionalizado a dependentes químicos
Parlamentar apresentou a alteração ao projeto de lei 376/2024 que cria do Programa de Atenção às Pessoas em Situação de Uso Prejudicial de Álcool e Outras Drogas.
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) apresentou emenda ao projeto de lei 376/2024 que cria do Programa de Atenção às Pessoas em Situação de Uso Prejudicial de Álcool e Outras Drogas.
O objetivo da parlamentar é garantir que o programa de iniciativa do Poder Executivo seja implementado de forma regionalizada assegurando acesso igualitário em todo território do estado.
“A garantia de ao menos um local de referência em cada regional de saúde, além de diminuir a distância dos deslocamentos das pessoas em atendimento e seus familiares, também visa garantir que todas as regionais contem com o atendimento do Programa”, explica Luciana.
A iniciativa do governo foi aprovada em primeira votação na segunda-feira, 8. O governo indica o gasto de R$ 30 milhões com o programa, sendo R$ 10 milhões por ano, de 2024 a 2026.
De acordo com o Poder Executivo, o projeto de lei 376/2024 deve funcionar por meio de uma rede de serviços de atenção às pessoas em situação de uso prejudicial de álcool e drogas. O público prioritário a ser atendido serão pessoas maiores de 18 anos, em situação de vulnerabilidade, que consigam expressar seu interesse no atendimento.
Ainda de acordo com Luciana, a situação de dependência é uma questão de saúde pública que impacta não só a pessoa, mas também toda sua família e rede de apoio, sendo uma situação complexa e multifatorial.
A pauta, com frequência, é defendida pela deputada nas emendas apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) cobra Poder Executivo por pagamento retroativo de direitos dos servidores públicos estaduais
Ofício solicita um projeto de lei que autorize o pagamento conforme previsto na Lei Complementar Federal nº 226/2026.
Leia mais
Oposição destaca programa de renegociação de dívida do Governo Federal e aponta impactos no acesso ao crédito
Líder da Oposição na Casa, Arilson Chiorato (PT), afirma que o Desenrola 2.0 pode reduzir inadimplência e estimular a economia.
Leia mais
Deputados apresentam na Assembleia voto de pesar pela morte do agricultor familiar e líder agroecológico Bernardo Vergopolem
Requerimento foi apresentado pela deputada Luciana Rafagnin (PT), líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, e pelo deputado Professor Lemos (PT).
Leia mais
Debate na Assembleia amplia discussão sobre inclusão de meninas e mulheres nas ciências exatas e na pesquisa científica
Iniciativa da deputada Luciana Rafagnin (PT) promoveu o diálogo entre academia e poder público para enfrentar barreiras e ampliar oportunidades para o público feminino.
Leia mais