Equalização das taxas de juros aos produtores rurais segue para sanção do governador

19/10/2020 17h26 | por Trajano Budola
Podcast Proposta do Executivo aprovada em redação final amplia a possibilidade de crédito aos produtores rurais.

Proposta do Executivo aprovada em redação final amplia a possibilidade de crédito aos produtores rurais.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Proposta do Executivo aprovada em redação final amplia a possibilidade de crédito aos produtores rurais.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou durante a sessão remota extraordinaria desta segunda-feira (19) a redação final do projeto de lei do Poder Executivo que amplia as opções na abertura de linhas de crédito para produtores rurais no estado.

Após a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior, os produtores poderão recorrer a convênios com órgãos e entidades do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) para solicitar créditos do Programa Paraná Mais Empregos.

O projeto propõe a alteração de uma lei já existente que autoriza a concessão de subsídios com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico para a Agência de Fomento do Paraná, Fomento Paraná, e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Com a mudança, o governo pode cobrir a diferença nas taxas de juros praticadas no mercado financeiro como subsídio aos agricultores.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), falou do trâmite do projeto que depende apenas de sanção governamental.

SONORA ADEMAR TRAIANO

De acordo com a justificativa do projeto, o objetivo do Poder Executivo é auxiliar os empreendedores rurais a encontrar linhas de créditos mais acessíveis para retomar o crescimento econômico do estado. São equalizações de juros nos financiamentos por instituições autorizadas, com possibilidade de taxas até zero.

Outra preocupação do governo é compensar a disparidades entre os encargos praticados em outras regiões do país para dar mais competividade aos produtos paranaenses.


Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação