Equipe campeã brasileira de futebol de cegos recebe homenagem em braile da Assembleia Legislativa Iniciativa inédita foi proposta pelo deputado Subtenente Everton (PSL), coordenador da Frente Parlamentar em Apoio e Defesa ao Paradesporto.

10/12/2019 11h35 | por Trajano Budola
Menção honra em braile foi entregue à equipe campeã da Copa Loterias Caixa de Fut 5.

Menção honra em braile foi entregue à equipe campeã da Copa Loterias Caixa de Fut 5.Créditos: Kleyton Presidente/Assembleia

Menção honra em braile foi entregue à equipe campeã da Copa Loterias Caixa de Fut 5.

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou, na manhã desta terça-feira (10), a equipe curitibana de futebol para cegos “Maestro”, vencedora da Copa Loterias Caixa de Fut 5. A menção honrosa em braile, foi entregue pelo coordenador da Frente Parlamentar em Apoio e Defesa ao Paradesporto, deputado Subtenente Everton (PSL). “É a primeira vez que o Legislativo faz uma menção em braile. É um ato simples pela inclusão, um valor imenso, com grande significado. A Assembleia está preocupada com a mudança de nossa sociedade”, afirmou durante a entrega da honraria aos atletas e coordenação técnica.

“Quarenta milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência e a inclusão ainda é precária, apesar do Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei de Acessibilidade”, declarou Subtenente Everton. “Uma das melhores formas de inclusão é o esporte, com ações baratas e rápidas. Quando se promove a convivência em grupo, a realidade destas pessoas muda. Importante ainda é a inclusão do modo contrário, nós nos inserirmos no mundo deles. Nos sentimos parte quando participamos destas atividades. O objetivo da Frente Parlamentar é absorver as demandas de quem precisa”, explicou, esclarecendo a motivação da homenagem ao time.

O “Maestro” foi o campeão brasileiro da Série B de Fut 5 em 2019, conquista que garantiu o acesso dos atletas à elite da modalidade (Série A) em 2020. A final do campeonato foi disputada em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em outubro. Para o coordenador do projeto social Maestro da Bola, Marcelo Neves, a homenagem coroa o trabalho em parceria com o ex-jogador e campeão mundial na Copa do Mundo 2002, Ricardinho, pelo fortalecimento da modalidade no Paraná. “Em fevereiro já temos a Super Copa, com os três primeiros colocados da Copa Loterias Caixa de Fut 5. Esperamos que esta homenagem se repita mais vezes”, disse.

Segundo Mário Sergio Fontes, coordenador do paradesporto da Superintendência de Esportes do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, o reconhecimento do Poder Legislativo demonstra que o projeto está no caminho certo. “A Assembleia Legislativa nos mostra que os olhos dos paranaenses já estão voltados ao paradesporto, não somos mais invisíveis. A Frente Parlamentar trabalha com o encaminhamento de emendas que auxiliam a motivação do esporte, que ainda precisa crescer, mas que está sendo muito bem encaminhado”, afirmou.

Para o capitão do “Maestro”, Emerson de Carvalho, campeão paralímpico com a Seleção Brasileira, em Londres, no ano de 2012, a homenagem é um incentivo à busca por melhores resultados. “Eu nunca havia recebido uma homenagem em braile, nós todos só temos a agradecer à Assembleia Legislativa e à Frente Parlamentar por esta menção de honra ao nosso trabalho”, destacou.

Homenageados – Receberam a menção honrosa do Poder Legislativo os atletas: Fábio Tadeu da Costa Pinta (técnico); Thiago Astor Ribeiro (auxiliar técnico); André Rolim (chamador); Oliver Saldanha (goleiro); Welton Felipe dos Santos (goleiro); Emerson de Carvalho (capitão); Sandro Damião da Silveira (atleta); Eduardo Junior de Oliveira (atleta); Claudinei Mauricio Gomes Bueno (atleta); Edivan de Freitas da Silva (atleta), Jonatas da Silva Macena (atleta) e Jamiro Rodrigues de Oliveira (atleta).

Maestro da Bola - A Associação Maestro da Bola é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2017 a partir do sonho do pentacampeão mundial de futebol Ricardinho de oportunizar a inclusão através do esporte de crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade, aos deficientes ou socialmente excluídos. Com atuação na cidade de Curitiba, a Associação tem como visão inspirar a sociedade a adotar o esporte como filosofia de vida, promovendo a excelência na formação de valores e contribuindo no desenvolvimento do esportista e, principalmente, do cidadão.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação