
A exposição “Primeiros Olhares” foi aberta nesta segunda-feira (6), no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa, com apresentação musical e muita arte. A mostra, uma iniciativa da Comissão de Cultura da Casa de Leis, reúne 50 autorretratos em pintura a óleo sobre tela, produzidos por educandos do Projeto Garoto Cidadão de Araucária. “Começamos a semana com músicos extraordinários, violinistas fantásticos e artistas que se expressam por meio de seus autorretratos. A Assembleia tem o dever de promovê-los, mostrar e fazer com que todos participem de algo que modifica nossas vidas”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Nelson Justus (União).
O parlamentar destacou a importância de abrir o Poder Legislativo para o talento de jovens e de valorizar a cultura como elemento transformador da sociedade. “Temos que incentivar a produção artística no Estado e aproximar a comunidade das atividades culturais realizadas no Legislativo”, disse Justus. A vice-presidente da Comissão de Cultura, deputada Cloara Pinheiro (PSD), também comentou sobre a relevância de abrir as portas da Assembleia para a arte e para o encontro de gerações.
“Eu vejo pessoas emocionadas. Esse espaço realmente se tornou um espaço cultural, trazendo jovens para conhecerem a Assembleia. Eles pintaram autorretratos, mostrando como se veem, e isso é uma grande sacada. Temos a orquestra, os pintores, as histórias, e cada quadro tem algo a dizer”, pontuou. Ela também ressaltou o papel transformador da cultura. “A cultura é felicidade. E gente feliz não incomoda. Então, vamos ser felizes”, frisou.
Motivo de orgulho
“É uma honra estar presente na Assembleia Legislativa, a Casa do Povo. Oferecemos uma jornada completa, abrangendo as áreas social, cultural, educacional e profissional. Muitos jovens têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas, como podemos observar nesta exposição, que apresenta a percepção de cada um sobre si e sobre o mundo. Essa reflexão, estendida aos gestores, nos convida a considerar nossa própria posição no espaço que ocupamos”, afirmou o gerente-geral de Operações da Fundação CSN, Vinicius Sant’Ana.
Os quadros expostos revelam a perspectiva de cada aluno, de cada "Garoto Cidadão", sobre a sociedade, e são resultado de um processo formativo completo vivenciado no projeto. Além disso, ao final da jornada, os jovens têm a oportunidade de seguir carreira na área cultural ou profissional. “Atuamos em Araucária há 27 anos, somos um importante empregador e contribuímos para a formação de cidadãos, seja na área industrial, seja na cultural. Divulgar o trabalho realizado pelo projeto é motivo de grande orgulho para nós”, concluiu.
O gerente de Cultura e Articulação da Fundação CSN, Helder Oliveira, compartilha da mesma visão. “É uma honra estar aqui nesse espaço, que é o espaço do povo. O projeto acredita na arte e na educação como instrumentos de transformação social, oferecendo oportunidades aos participantes de desenvolvimento humano e cultural”, afirmou. “Poder se despir para a sociedade através das tintas e das cores foi um ato importante para eles e também para nós, que acreditamos na arte-educação como um caminho de mudança”, destacou.
A coordenadora do projeto, Lisania Silva, ressaltou o valor simbólico de ocupar o espaço do Parlamento com a arte dos alunos. “Estar na Assembleia é uma alegria enorme. Este é um espaço de referência, a Casa do Povo, e poder trazer as crianças e adolescentes para mostrar seus trabalhos aqui é um reconhecimento que nos deixa muito felizes”, afirmou. De acordo com ela, o projeto acontece há 17 anos em Araucária e atende cerca de 250 jovens em oficinas culturais de teatro, dança, artes visuais e música. “É um atendimento muito significativo dentro da cidade, e temos muito orgulho dessa trajetória”, disse.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Araucária e a Fundação CSN, responsável pelo financiamento do Garoto Cidadão. As obras apresentadas são autorretratos em pintura a óleo, resultado de um processo formativo que envolveu tanto o aprendizado técnico quanto o fortalecimento da identidade dos participantes. O projeto oferece oficinas de música, artes visuais, dança, teatro, cultura e cidadania, além do programa de vida/mentoria Cidadão, voltado ao mercado de trabalho.
A mostra fica em cartaz até o dia 10 de outubro, no Espaço Cultural do Poder Legislativo, das 9h às 18h.
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO - “PRIMEIROS OLHARES”
Carregando fotos...