Pronunciamentos na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná durante a sessão plenária desta segunda-feira (16) marcaram o início das atividades da Semana Estadual de Nutrição e Alimentação Saudável e da Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose.
A vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, Albaneide Peixinho, apresentou dados preocupantes sobre a saúde dos brasileiros que estão diretamente ligados aos maus hábitos alimentares. O excesso de peso da população triplicou nos últimos 20 anos e já atinge 57,7% dos adultos e 33,5% das crianças. A taxa de obesidade na infância já é de 14,3% e o número de diagnósticos de diabetes aumento 61,8%.
Problemas que, segundo Albaneide, poderiam ser evitados com uma nutrição adequada, considerando todos os aspectos relacionados ao ato de alimentar.
Sonora
A representante dos nutricionistas destacou a importância de uma semana dedicada ao tema para que a alimentação saudável se torne hábito dos brasileiros.
Sonora
A alimentação adequada que supre todas as necessidades do organismo também é uma das formas de prevenir a osteoporose. A importância de prevenir a doença que provoca perda de massa óssea foi o assunto trazido pela médica endocrinologista Gleyne Lopes Biagini na abertura da 1ª Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose.
A doença silenciosa fragiliza os ossos tornando-os suscetíveis a fraturas com maior frequência. Sem sintomas, o diagnóstico é quase sempre tardio, por isso a importância da prevenção, como explica a especialista.
Sonora
Autor da lei que instituiu a semana dedicada ao tema no Paraná, o deputado José Carlos Schiavinato (PP) ressaltou que as ações desenvolvidas durante a semana vão garantir qualidade de vida para a população, principalmente na terceira idade.
Sonora
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.