NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Estado Vai Construir Centros Especializados de Saúde da Mulher e da Criança Na Rmc
15h45
por Assessoria de Imprensa - Vilmar Junior
3 min de leitura
937 visualizações
Os secretários do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, e da Saúde, Gilberto Martin anunciaram nesta quinta-feira (29) a implantação de 150 novos Centros de Saúde da Mulher e da Criança (CSMC) em todo o Paraná. Desses, sete serão construídos na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) com investimentos da ordem de R$ 3,7 milhões. Balsa Nova, Campo Largo, Pinhais, Mandirituba, Bocaiúva do Sul, Quatro Barras e Rio Branco do Sul são os municípios metropolitanos contemplados, com destaque para as três últimas localidades, que foram solicitadas pelo deputado estadual Edson Strapasson (PMDB) através de Indicações Legislativas aprovadas pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o projeto de cada centro prevê consultórios odontológico, pediátrico e ginecológico, salas de enfermagem, imunização, inalação, curativos e higiene bucal, área para realização de exames cardíacos, farmácia, vestiários e copa. Assim como já acontece com outras unidades já implantadas pelo estado, o atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar com incentivo mensal pago pelo governo estadual para auxiliar as prefeituras no custeio das unidades. A responsabilidade pela construção de cada centro de saúde é da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pelo Paranacidade. O terreno para construção das unidades deverá ser cedido pelos municípios.Para a prefeita de Bocaiúva do Sul, Lucimeri de Fátima Santos França, a unidade vai diminuir as filas de espera para atendimentos ginecológico, obstétrico e odontológico no município. “Hoje nós contamos com apenas um posto de saúde que realiza esses serviços e vive completamente lotado. Com essa unidade nós teremos a oportunidade de oferecer um atendimento com qualidade”, disse.O deputado Strapasson, que representa a RMC na Assembleia Legislativa, comemorou o anúncio desse importante investimento na área da saúde. “Ficamos extremamente felizes com esse anúncio. Sem dúvida nenhuma, o Centro de Saúde da Mulher e da Criança é um projeto arrojado. É muito importante levar para essas localidades uma unidade de saúde especial, que presta um atendimento diferenciado às mulheres e às crianças. O governador Requião e os secretários Forte Neto e Gilberto Martin demonstram mais uma vez comprometimento com família metropolitana”, destacou.O secretário Forte Netto salientou o empenho do estado. “Este é um esforço do governo do Paraná, em parceria com os municípios, para reduzir os índices de mortalidade materna e infantil em todo o Estado”. Já o secretário Gilberto Martin comentou sobre a importância dos centros de saúde. “Investimentos como esses são determinantes para que o Paraná avance na resolução dos problemas básicos de saúde e se posicione entre os Estados com menores índices de mortalidade infantil do país”. Martin informou também que serão destinados mensalmente para cada município R$ 8 mil para contratação de pessoal, manutenção das unidades e pagamento dos profissionais.
Notícias Relacionadas
11:43
Assembleia homenageia médico cirurgião Antonio Carlos Valezi
Solenidade proposta pelo deputado Dr. Leônidas (PP) reconheceu trajetória de 41 anos dedicados à cirurgia bariátrica e à medicina paranaense.
Leia mais
09:07
Dia do Assessor Parlamentar celebra profissionais que aproximam o Legislativo da população, destaca deputado Batatinha (PSD)
Data foi instituída no Paraná por meio da Lei Estadual nº 21.573/2023, de autoria do parlamentar.
Leia mais
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
15:53
Em reconhecimento ao serviço voluntário, Assembleia concede título de Cidadã Honorária do Paraná a Janice Gastaldon
Solenidade proposta pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos) homenageou a presidente emérita da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner.
Leia mais