
Funcionária terceirizada do serviço de limpeza e conservação da Assembleia Legislativa do Paraná, Maria Aparecida Silva, 45 anos, nunca tinha feito mamografia e o exame do papa nicolau, preventivo para detecção do câncer de colo de útero andava atrasado. É que o serviço havia sido interrompido no posto de saúde onde ela costuma fazer por causa da pandemia de Covi-19. Mas na manhã desta terça-feira (5), conseguiu agendar na própria Assembleia. Se inscreveu em um cadastro para o agendamento de exames preventivos na Rede Pública de Saúde. Documento que será encaminhado à Secretaria Estadual da Saúde (SESA) para que os exames possam ser feitos na unidade de saúde mais próxima dela. Maria comemorou.
(Sonora)
O agendamento de exames é parte das ações do Outubro Rosa no Poder Legislativo e foi possível graças a uma parceria entre a Procuradoria da Mulher da Casa com a SESA. E foi na hora certa, diz a deputada Cristina Silvestri (CDN), procuradora da Mulher.
(Sonora)
Até o fim da manhã, já haviam sido feitos 15 cadastros. A ação ganhou o nome de “Eu me cuido” e teve, além do caráter social, também lúdico. Servidoras e servidores que passaram pelo corredor do Espaço Cultural da Assembleia, no segundo andar, entre o prédio administrativo e do plenário, foram convidados a se deixarem fotografar por uma SelfCam, equipamento para tirar fotos com mensagens, cores e acessórios relacionados ao Outubro Rosa.
Mas não foram apenas as mulheres que participaram. O deputado Boca Aberta Júnior (PROS) entrou na onda do mês de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero e foi fotografado ao lado de diversas servidoras. Para ele, um evento descontraído vai servir para alertar tanto as mulheres como os homens.
(Sonora)