Ex-deputados são homenageados com nomes de espaços na Assembleia Legislativa O objetivo da Casa é a preservação da memória legislativa do Paraná.

17/03/2023 10h59 | por Antônio Dilay

O nome da ex-deputada Irondi Pugliesi irá batizar uma sala técnica anexa ao Plenário.Créditos: Arquivo Pessoal

Com o objetivo de valorizar a memória do Poder Legislativo e homenagear personalidades marcantes do legislativo paranaense, foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná a proposição da Comissão Executiva da Legislatura anterior, então composta pelo atual presidente, deputado Ademar Traiano (PSD), primeiro-secretário, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e segundo-secretário, deputado Gilson de Souza (PL), a denominação de uma sala anexa ao Plenário, com o nome da ex-deputada estadual Irondi Pugliesi.

Irondi Mantovani Pugliesi, nasceu em 1947 no município de Arapongas/PR. Era casada com Waldyr Pugliesi que foi prefeito, deputado estadual e federal. Na vida política, foi vereadora em Arapongas e deputada estadual por três mandatos (1983/87, 1991/94 e 1994/98).

Durante toda sua vida pública teve atuação marcante na consolidação dos direitos da mulher exercendo o cargo de presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina desde sua fundação, em 1986. Ainda, integrou a comissão que elaborou o anteprojeto da criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, sendo sua representante no Paraná. Participou de diversas conferências internacionais pela ONU sempre na garantia dos direitos da mulher. Faleceu em 12 de abril de 2021, vítima da Covid-19.

Memória

A Assembleia Legislativa do Paraná preocupa-se com a manutenção da história política do estado homenageando personalidades marcantes, em especial com forte atuação no legislativo paranaense. A sala técnica que recebeu o nome da deputada Irondi Pugliesi fica situada ao lado de outra sala técnica, nominada deputado Caíto Quintana.

Nesse início de Legislatura foram propostos pela Mesa Executiva, a denominação de deputado Duílio Genari para a galeria do 1º balcão e do deputado Gilberto Carvalho para a galeria do 2º balcão, localizadas no Plenário do Legislativo estadual, que também leva o nome de um ex-deputado, Waldemar Daros. (ler mais)

Os Comitês de Imprensa do Plenário carregam nomes de homenageados, sendo o nome da Jornalista Roseli Abrão, o lado esquerdo do Comitê de Imprensa, e do Jornalista Wilmar Sauner, o lado direito da área localizada no Plenário.

O Plenarinho, localizado no térreo da Casa, chama-se Deputado Luiz Gabriel Sampaio; o Salão Nobre é nominado de Senador Acioly Filho; o Auditório Legislativo localizado no terceiro andar do prédio dos Plenários homenageia o deputado Rubens Recalcatti; e a Sala de Reuniões anexa ao Plenário tem o nome do deputado Arnaldo Busato.

Além disso, o segundo andar do Prédio Administrativo da Casa abriga o Espaço Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli, em homenagem ao ex-parlamentar falecido precocemente em 2018, aos 32 anos, em um acidente de avião.

Já a Assembleia com toda sua estrutura chama-se Centro Legislativo Presidente Anilbal Khury, tendo o prédio administrativo chamado de 19 de Dezembro e o prédio dos gabinetes dos deputados, nominado Presidente Tancredo Neves.