
A Assembleia Legislativa do Paraná abriu, nesta segunda-feira (29), no Espaço Cultural, a exposição “Metamorfose: Abstração de Flores”. Organizada pela Comissão de Cultura da Casa de Leis, presidida pelo deputado Nelson Justus (União), a mostra reúne obras das artistas plásticas Ariclê Tosin e Claudia Rodrigues.
“É um ponto de partida para ampliar a presença da cultura dentro do Legislativo. Devemos promover cada vez mais ações como esta, mostrando que a cultura, além de seu valor simbólico, também gera inclusão, negócios e crescimento para a sociedade”, afirmou o deputado.
“Depois de muitos debates e reuniões na Comissão, chegamos à conclusão de que a cultura é um bom negócio e precisamos saber utilizá-la como tal”, acrescentou Justus. Para ele, a presença de artistas paranaenses no espaço cultural da Assembleia e a parceria com instituições como o Sebrae demonstram o potencial de transformar a arte em oportunidades de desenvolvimento.
Vice-presidente da Comissão de Cultura, a deputada Cloara Pinheiro (PSD) também destacou a importância de iniciativas como essa no Legislativo. “Assim como uma flor que desabrocha, revelando sua beleza progressivamente, almejamos, por meio da Comissão de Cultura, transformar e valorizar a vida dos artistas. É isso que queremos dentro da nossa Comissão: transformar vidas e valorizar nossos artistas”, afirmou. Para ela, a participação de duas artistas paranaenses na mostra reforça a dimensão cultural e social do evento. “Nosso objetivo é inspirar, e convidamos a todos a transformar sua vida, colorindo-a com a beleza da arte. Essa é a essência do nosso trabalho na Comissão de Cultura”, disse.
Sonho realizado
A mostra está ligada ao simbolismo da mudança de estações, em especial a transição do inverno para a primavera. “Essa passagem nos convida a uma metamorfose, a mudar nossa forma de pensar, de viver, de se vestir e de estar mais abertos. É um convite para que cada pessoa floresça junto com a primavera”, afirmou a artista Claudia Rodrigues.
Natural de Barracão, no interior do Paraná, a artista lembrou da relação de sua família com o Poder Legislativo. “Quando eu era criança, meu pai sempre falava do deputado Caíto Quintana e das autoridades da Assembleia. Para nós, a Assembleia era um grande sonho e estar aqui hoje, expondo meu trabalho, é uma honra enorme”, contou.
Opinião semelhante tem a artista plástica Ariclê Tosin. “É um grande orgulho estar aqui. Agradeço muito a toda a equipe da Comissão de Cultura e aos deputados Alexandre Curi, Nelson Justus e Cloara Pinheiro. É algo grandioso poder demonstrar a minha metamorfose por meio de tantos anos de dedicação à pintura”, disse. Para ela, a arte é uma ferramenta de autoconhecimento e expressão. “Essa transformação por meio das cores permite que a gente vá ao encontro da nossa própria alma. E, para mim, é sempre muito gratificante”, completou.
A mostra conta com 18 telas e permanece em cartaz até a próxima sexta-feira, 3 de outubro, no Espaço Cultural da Assembleia, das 9 às 18 horas.