Exposição na Assembleia mostra Paraná como o segundo estado com mais transplantes A exposição permanece aberta ao público no Espaço Cultural da Assembleia até o dia 2 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

03/04/2017 16h50 | por Sandra C. Pacheco
Abertura da Exposição em Comemoração aos 20 anos do Sistema Estadual de Transplantes.

Abertura da Exposição em Comemoração aos 20 anos do Sistema Estadual de Transplantes.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Abertura da Exposição em Comemoração aos 20 anos do Sistema Estadual de Transplantes.


Com a presença do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, e da diretora da Central Estadual de Transplantes, Arlene Badoch, foi aberta na Assembleia Legislativa do Paraná, na tarde desta segunda-feira (3), a exposição itinerante que celebra os vinte anos da Central. O ato foi conduzido pelo presidente da Comissão de Saúde Pública da Casa, deputado Doutor Batista (PMN), que enalteceu a importância do trabalho realizado pelo órgão e seu papel no desenvolvimento da área no Paraná, elevando-o da posição de 12º em número de transplantes no país, em 2010, com 161 transplantes, para o 2º lugar em 2016, com 718, perdendo apenas para São Paulo.

Caputo referiu-se à dedicação da equipe e ao empenho da Secretaria em buscar parcerias e promover a capacitação dos que trabalham vinculados ao setor, visando reduzir a fila de transplantes e conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Também agradeceu às famílias de doadores representadas no evento, aos transplantados e à acolhida das questões de saúde pela Assembleia. Ainda entregou ao deputado Doutor Batista três propostas de anteprojetos de lei para incrementar as ações voltadas à doação de órgãos e realização de transplantes. Finalmente, falou Arlene Badoch, destacando que o Paraná é o único estado do Brasil a trabalhar maciçamente com a ampliação do acesso aos centros transplantadores.

A exposição – Compareceram à abertura da exposição, que poderá ser visitada pelo público no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa até o dia 2 de maio, de segunda a sexta-feira, no horário das 9  às 18 horas, os diretores do Hemepar, Paulo Hatschbach e Helder Lazarotto, Aline Gouveia Martins Rodrigues, representando a FECOMÉRCIO, os transplantados Antônio Mormul, Noeli Oliveira e Rafael Ribeiro Veríssimo de Souza, este último com apenas três anos de idade e que há um ano recebeu transplante cardíaco. Representando famílias de doadores estava a senhora Cecília Brito Teodoro.

A mostra relata a história e a evolução da doação e dos transplantes no Paraná. Além da referência ao desenvolvimento do Sistema Estadual de Transplantes, reúne depoimentos e fotos de pessoas transplantadas, de famílias que autorizaram a doação de órgãos de um ente querido, de profissionais que atuam na área e de pessoas e empresas que auxiliam na divulgação da importância da doação de órgãos. Para doar no Brasil é imprescindível a autorização dos familiares: “Não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar esse desejo aos familiares”, frisou o secretário Michele Caputo Neto.

Ouça o Podcast relacionado



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação