O deputado estadual Fabio Camargo (PTB) está propondo uma Comissão Especial de Investigação para fazer um levantamento sobre o abandono dos equipamentos ferroviários no Paraná. A América Latina Logística (ALL) ficou responsável pela manutenção de ferrovias, vagões e estações, quando terceirizou o transporte ferroviário no Paraná.Os equipamentos, originalmente, pertencia à extinta Rede Ferroviária Federal S/A, e o contrato de terceirização feita entre o governo e a ALL ficou estabelecido que a empresa teria a obrigação de conservar a “herança” da RFFSA. “Além de ser um patrimônio público, as estradas de ferro do Paraná e principalmente as estações contam muito da história do Paraná. É necessário que esse patrimônio simplesmente se deteriore”, afirma Fabio Camargo.O deputado afirma que a CEI seria um bom instrumento para fazer um levantamento das condições dos equipamentos ferroviários do Estado e as cláusulas do contrato que prevê a conservação. “Tenho recebido várias denúncias de estações e trechos de ferrovias que estão simplesmente abandonados. Se a ALL explora comercialmente o transporte ferroviário, naturalmente tem lucro com a atividade e conseqüentemente deve honrar com os compromissos contratuais, mesmo que representem despesas para a empresa”, analisa Fabio Camargo.O transporte ferroviário no Paraná é de vital importância, no entender do deputado e é necessário que o Poder Legislativo fiscalize para que ele seja administrado em benefício da sociedade. “Durante a CEI do Pedágio, por exemplo, levantamos que o preço do transporte ferroviário é baseado nos custos do rodoviário, o que não é coerente. O custo para o transporte de produção deveria ser baseado em levantamentos de custo das próprias ferrovias”, compara.