Festa Nacional do Porco no Rolete pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná

05/09/2016 17h13 | por Kharina Guimarães

((Descrição do áudio))

Tudo começou com um desafio entre amigos para provar quem conseguiria assar um porco inteiro. Passados 43 anos, a Festa Nacional do Porco no Rolete, realizada em Toledo, no oeste do Paraná, se consolida como um dos principais eventos gastronômicos do estado. A festa foi apresentada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (05) com o pedido para que seja transformada em Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná.

A iniciativa de propor o tema foi do deputado José Carlos Schiavinato (PP) que ressaltou a importância de valorizar a cultura paranaense.

Sonora

A comunidade toledana foi representada pelo presidente do Clube Caça e Pesca de Toledo, Claudemir Rossi, que lembrou o papel fundamental da festa no desenvolvimento de Toledo e do agronegócio.

Sonora

A suinocultura é responsável por 40% de todo o valor arrecadado pelo município de Toledo com o agronegócio. As propriedades rurais da cidade alojam 600 mil animais, fazendo de Toledo o principal produtor de suínos do Paraná.

A Festa Nacional do Porco no Rolete é realizada anualmente pelo Clube Caça e Pesca de Toledo e não perdeu a característica do desafio. Entre os mais de 300 porcos assados no rolete, uma banca julgadora escolhe o melhor porco, o melhor recheio e o melhor estande. Este ano, a festa acontece no dia 18 de setembro e deve atrai até 30 mil pessoas.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.