Fim da validade dos laudos para autismo segue para sanção do governador

21/10/2020 11h51 | por Trajano Budola
Podcast Proposta que tem como objetivo acabar com a burocracia enfrentada por autistas na emissão de laudo é aprovada pelos deputados.

Proposta que tem como objetivo acabar com a burocracia enfrentada por autistas na emissão de laudo é aprovada pelos deputados.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Proposta que tem como objetivo acabar com a burocracia enfrentada por autistas na emissão de laudo é aprovada pelos deputados.

A Assembleia Legislativa aprovou em redação final durante a sessão plenária remota desta quarta-feira (21) um projeto de lei que torna indeterminada a validade dos laudos periciais que compravam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com a proposta do deputado Subtenente Everton (PSL), será obrigatório que os laudos sejam emitidos uma única vez e definitivamente.

O projeto depende apenas da sanção do Poder Executivo para se tornar lei estadual. De acordo com o projeto, o laudo poderá ser emitido por profissionais da rede de Saúde pública ou privados, desde que se os requisitos estabelecidos pela legislação federal e pela estadual sejam seguidos.

Na justificativa do texto, o deputado Subtenente Everton argumenta que é injustificável a cobrança da renovação de laudos periciais, já que o autismo é uma condição, não um estado “passageiro”.

O parlamentar pretende com a medida facilitar a vida dos pais e responsáveis, eliminando a burocracia para matriculas em escolas ou redução de impostos na compra de veículos, por exemplo.

Foi aprovado, também durante a sessão plenária remota, o projeto de lei enviado pelo governo do estado que autoriza o Poder Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 1 bilhão junto ao Banco do Brasil.

O objetivo, de acordo com a justificativa, é custear parte do valor a ser repassado ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) no pagamento de precatórios judiciais.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), falou da iniciativa.

SONORA ADEMAR TRAIANO

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação