Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal reúne especialistas do Brasil e do exterior nos dias 1º e 2 de julho mesa de abertura com o tema: Criminalização, Usos e Legislação da Cannabis Medicinal terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, no dia 1º de julho, às 9 horas.

30/06/2021 10h24 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal – Saúde, Política e Mercado da Maconha no Brasil tem início nesta quinta-feira (1º).

Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal – Saúde, Política e Mercado da Maconha no Brasil tem início nesta quinta-feira (1º).Créditos: Arte: Divulgação

Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal – Saúde, Política e Mercado da Maconha no Brasil tem início nesta quinta-feira (1º).

Nos dias 1º e 2 de julho acontece o Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal – Saúde, Política e Mercado da Maconha no Brasil. O evento será on-line, gratuito e contará com a participação de pacientes, profissionais da saúde, políticos, advogados, representantes de associações, empresários, ativistas e especialistas do Brasil e do exterior.

O Fórum contará com cinco mesas de debates e uma palestra magna: Efeitos da Descriminalização das Drogas em Portugal - ministrada pelo diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências de Portugal, João Goulão, o principal responsável pela descriminalização das drogas em Portugal.

A mesa de abertura será no dia 1º de julho, às 9 horas, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo, com o tema: Criminalização, Usos e Legislação da Cannabis Medicinal. O idealizador do evento, deputado estadual Goura (PDT/PR), vai mediar a mesa que contará com a participação dos deputados federais Luciano Ducci (PSB/PR) e Paulo Teixeira (PT/SP).

Também participarão da abertura a socióloga e coordenadora da Iniciativa Negra, Nathália Oliveira; o psicólogo e ex-presidente do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis no Uruguai, Augusto Vitale; o neurocientista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sidarta Ribeiro, e da advogada, ativista e coordenadora-executiva da APEPI (Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal), Margarete Brito.

O evento será realizado pelo Mandato Goura com a parceria do Nied-UFPR (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Drogas da UFPR), da Associação Brasileira de Cannabis Medicinal - Santa Cannabis, da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas - REFORMA, da Marcha da Maconha - Curitiba, da Plantando a Paz Produções, da Reaja - Soluções Calorimétricas, da Cannabis Monitor e da Associação Canábica Norte Paranaense (ACAMPA).

Caminho sem volta - O deputado Goura avalia que a regulamentação da cannabis medicinal é um caminho sem volta, uma vez que pesquisadores e pacientes descobrem a cada dia novos usos, levando alívio e esperança a milhares de pessoas.

“Na política, projetos de lei são discutidos e avançam em parlamentos de todo o Brasil, inclusive por políticos e partidos vistos como conservadores. Na economia, o mercado da cannabis cresce rapidamente, com empresários de diversos setores investindo no imenso potencial de produção brasileiro. É fato que a regulamentação vai trazer benefícios a toda a sociedade”, ressalta.

Inscrição - O evento é aberto e as inscrições podem ser feitas pelo bit.ly/inscricaofpcm.

Programação - Todas as mesas contarão com a mediação do deputado Goura, que preside a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa e é autor do projeto de lei  PL 962/2019, que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CDB) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes de transtornos de saúde. 

Mesa 1 | Abertura: criminalização, usos e legislação da cannabis no Brasil | 01/07 | 09h - 12h

Participantes: Margarete Brito - Advogada, mãe da Sofia e Coordenadora-executiva da APEPI.

Luciano Ducci - Dep. Federal

Paulo Teixeira - Advogado, deputado federal (PT-PR) e presidente da Comissão Especial do #PL399/2015

Nathalia Oliveira - Socióloga e coordenadora da Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas

Augusto Vitale - Sociólogo e ex-presidente do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis do Uruguai

Sidarta Ribeiro - Neurocientista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Talíria Petrone - Professora, deputada federal (PSOL-RJ) e integrante da Comissão Especial do #PL399/2015

Goura - Filósofo, deputado estadual (PDT-PR) e autor do #PL962/2019.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação