Fotografia e meio ambiente são destaques no programa Arte & Cultura na Assembleia desta semana Fotógrafo curitibano Zig Koch conta detalhes da sua trajetória, marcada pela publicação de 14 livros e dezenas de premiações, uma delas como melhor fotógrafo de vida selvagem do ano pelo Museu de História Natural de Londres.

01/09/2022 11h38 | por Rafael Guareski
O fotógrafo Zig Koch é o convidado do programa Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (02).

O fotógrafo Zig Koch é o convidado do programa Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (02).Créditos: Orlando Kissner/Alep

O fotógrafo Zig Koch é o convidado do programa Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (02).

Um dos profissionais mais respeitados da fotografia na área do meio ambiente, Zig Koch, é o convidado especial do programa Arte & Cultura na Assembleia que vai ao ar nesta sexta-feira (02), às 11 horas, na TV Assembleia.

Nascido em Curitiba, Zig Koch conta durante sua entrevista que se apaixonou pela fotografia quando tinha 16 anos e hoje é um dos grandes fotógrafos de natureza brasileiros. Já viajou para a Amazônia e o Pantanal, pela América do Sul, Central e do Norte, pela Europa e pela África. “Eu fotografo desde 1986, sou arquiteto por formação, gosto muito da arquitetura e planejamento, no entanto sou apaixonado mesmo é pela fotografia. Foi em uma viagem ao Pantanal que realmente me despertou esta vontade de mudar de profissão”.

Além de registrar, Zig Koch conta que também é um defensor do meio ambiente. “Quando decidi fazer fotografia já sabia que seria nesta área. Eu tenho uma afinidade com a indústria e sou maravilhado com as coisas que o ser humano constrói, por outro lado, vemos a questão ambiental que é sempre deixada de lado em detrimento da questão econômica. Precisamos ter em mente que sem o meio ambiente não existe economia”, alerta Zig, durante a entrevista.

Quem assistir ao programa terá a oportunidade de ver algumas de suas principais fotos, como a do macaco barrigudo, registrada na Amazônia durante a Expedição Juruena-Apuí, em 2006. “Estávamos no acampamento e alguns pesquisadores comentaram que haviam visto os macacos, eu rapidamente peguei os equipamentos e consegui fazer o registro que acabou ficando marcado na minha carreira”.

Questionado sobre as grandes mudanças acontecidas nestes 30 anos de profissão, principalmente com a evolução dos equipamentos utilizados pelos profissionais, Zig disse que “os equipamentos mudaram e a tecnologia chegou, mas o olhar para a foto perfeita continua o mesmo”.

Fazer fotos não é apenas chegar no local e acionar os equipamentos para fazer o registro. Entre as dificuldades enfrentadas, Zig conta durante o programa que em uma de suas aventuras pela Amazônia um banho ficou marcado na memória. “Fui tomar banho em uma cachoeira e quando fui pegar a roupa para vestir não tinha como saber qual roupa era por causa da quantidade de insetos que haviam lá, era preciso sacudir as roupas de tantas mariposas, abelhas, borboletas que tinham”.

Uma das expedições mais marcantes de Zig foi para o Rio Jarí, onde passou um mês com a WWF, que é uma ONG dedicada a conservação da vida, o exército e pesquisadores. Era a primeira vez que ele viajava com máquina digital e mandava o material fotográfico por satélite. Já entre as fotos mais marcantes na carreira o fotógrafo conta que foi a do mico-leão-de-cara-preta, na década de 90 e que levou cerca de um ano e meio para acontecer. “Sem dúvida foi a foto mais marcante da minha carreira, ficamos um ano e meio procurando a espécie e foi muito gratificante quando conseguimos registrar”. 

Programa

A entrevista completa com o fotógrafo Zig Koch vai ao ar nesta sexta-feira (02) às 11 horas pela TV Assembleia, com reprise ao longo da programação. Todas as semanas, o programa Arte & Cultura na Assembleia recebe grupos folclóricos, coreógrafos, músicos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação