Frente Parlamentar da Silvicultura é instalada na Assembleia

14/03/2012 19h53 | por Sandra C. Pacheco
Rossoni assina a instalação da Frente Parlamentar da Silvicultura.

Rossoni assina a instalação da Frente Parlamentar da Silvicultura.Créditos: Nani Gois/Alep

Rossoni assina a instalação da Frente Parlamentar da Silvicultura.
Foi instalada nesta quarta-feira (14), na sala da Presidência da Assembléia Legislativa, a Frente Parlamentar da Silvicultura, criada através de requerimento apresentado pelo deputado Cesar Silvestri Filho (PPS), aprovado em sessão plenária no dia 31 de outubro do ano passado. Seu objetivo é organizar as ações de parlamentares envolvidos com as questões do segmento, fortalecendo sua representatividade política. A silvicultura se ocupa das atividades ligadas à implantação, regeneração e melhoramento de florestas, visando seu aproveitamento e manutenção racional, em função do interesse ecológico, científico, econômico e social.

Para o presidente da Comissão Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), o principal desafio neste momento é fazer com que a silvicultura seja formalmente reconhecida como atividade agrícola, com todos os benefícios decorrentes dessa situação.

Demandas – A intenção de Silvestri, que presidirá a Frente, é monitorar as propostas em tramitação e propor novas leis para valorizar a indústria e o fomento do plantio. Ele adianta que existem demandas nas áreas fiscal, ambiental, de incentivos e outras, e que as primeiras iniciativas já estão em andamento, como a defesa de antiga reivindicação dos empresários sobre a transferência do departamento de fomento da silvicultura da Secretaria de Meio Ambiente para a Secretaria da Agricultura e Abastecimento. Este é o primeiro passo no sentido de consolidar as florestas plantadas como cultivo de longo prazo. “Já temos sinal verde das duas secretarias para que a transferência seja concretizada e com isso vamos garantir um marco histórico em nosso Estado, para um setor que é responsável por 15% dos postos de empregos em municípios de baixo IDH”, observa.

Vice-presidente da Frente, o deputado Pedro Lupion (DEM) destaca que 10% do PIB paranaense têm origem nas madeireiras, fábricas de papel, fábricas de móveis e compensados e outros produtos relacionados a reflorestamento: “É um setor que representa muito em termos de geração de divisas e de empregos, além da exportação, e está na hora de ter aqui na Casa uma representação mais efetiva, uma articulação de parlamentares para que a área seja devidamente atendida pelo Governo”.

Espécies exóticas – O setor reclama participação permanente no Conselho Estadual do Meio Ambiente, que já está parcialmente garantido através de um representante eleito pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Para ampliar essa participação, Silvestri propõe que a nova Frente Parlamentar defenda a indicação de um representante do setor florestal no Comitê Estadual de Espécies Exóticas Invasoras: “É fundamental a representatividade dos produtores nas atividades que serão realizadas também em coordenação com o poder público municipal, para desenvolver e implementar estratégias regionais e locais para o manejo de espécies exóticas invasoras”.

Já se integraram ao grupo, além de Silvestri e Lupion, os deputados Hermas Júnior (PSB), Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Élio Rusch (DEM), Antonio Anibelli Neto (PMDB), Alexandre Curi (PMDB) e Bernardo Carli (PSDB).