Frente parlamentar debate volta às aulas na pós-pandemia no Paraná
Os deputados que integram a Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná voltam a se reunir nesta quinta-feira (23) às 9h30 para debater o plano de retomada aulas, tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino. O debate deve contar a presença de representantes da Secretaria Estadual de Educação, do Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Paraná (Sinepe), da APP-Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação.
"A quarta reunião vai tratar de um tema muito importante: o impacto na educação e volta às aulas pós-pandemia. Trata-se de um debate fundamental para planejarmos essa retomada de forma segura para todos", disse Michele Caputo, coordenador da Frente.
Projeto - O deputado Requião Filho (MDB) tem um projeto de lei e pretende discutir seus principais pontos, a questão de como, quais critérios e de quando se o retorno das aulas. "Há outros temas que estão sendo agendados pelos coordenadores de cada área e que serão levados nas próximas reuniões da frente", disse Michele Caputo.
O secretário estadual de Educação, Renato Feder, já adiantou nesta terça-feira na reunião da Comissão da Educação do legislativo que vai receber as sugestões e propostas dos deputados. "Vamos aprofundar no tema para atrair os alunos que não puderam concluir o ensino na época adequada e, sobretudo, para atendê-los com qualidade. O objetivo é tomar as decisões mais democráticas e coerentes que for possível” disse.
O objetivo da Frente é acompanhar as ações de resposta do poder público no enfrentamento à pandemia, além de articular e ouvir as demandas dos diversos setores da sociedade atingidos pelos efeitos da pandemia e discutir e propor novas medidas para reduzir o impacto da doença na saúde dos paranaenses.
A Frente Parlamentar é composta pelo coordenador, deputado Michele Caputo, e pelos deputados Do Carmo (PSL), Mabel Canto (PSC), Paulo Litro (PSDB), Delegado Jacovós (PL), Delegado Recalcatti (PSD), Alexandre Amaro (Republicanos), Goura (PDT), Maria Victoria (PP), Subtenente Everton (PSL), Homero Marchese (PROS), Luciana Rafagnin (PT), Reichembach (PSC), Delegado Francischini (PSL), Delegado Fernando (PSL), Arilson Chiorato (PT), Tercilio Turini (CDN), Boca Aberta Junior (Pros), Soldado Fruet (Pros), Emerson Bacil (PSL), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Gilson de Souza (PSC), Evandro Araújo (PSC), Douglas Fabrício (CDN), Cristina Silvestri (CDN), Luiz Fernando Guerra (PSL), Doutor Batista (DEM), Nelson Luersen (PDT), Mauro Moraes (PSD), Rodrigo Estacho (PV) e Professor Lemos (PT).
Notícias Relacionadas
Proposta que garante matrícula escolar para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica passa na Comissão de Educação
Deputados aprovam ainda outras cinco proposições, que seguem em tramitação na Casa de Leis.
Leia maisComissão de Educação aprova projetos que ampliam os direitos das pessoas com autismo e com altas habilidades
Também foi aprovada proposta que torna obrigatória a execução do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino da rede pública do Estado.
Leia mais
"Conquista histórica para Guarapuava", diz deputado Fabio Oliveira (Novo) sobre nova sede do Colégio Alba Keinert
Ampliação da rede pública contempla infraestrutura moderna, incluindo laboratórios, biblioteca e quadra poliesportiva.
Leia mais
Deputado Professor Lemos (PT) cobra envio de projetos para valorização dos profissionais da educação
Parlamentar solicita que Governo do Estado encaminhe à Alep propostas já debatidas pela categoria para modernizar a carreira do magistério e equiparar salários dos agentes educacionais aos dos demais servidores do Executivo.
Leia mais