Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Paranaense de Bebidas é lançada oficialmente na Alep Grupo pretende discutir as distorções tributárias existentes no setor e recuperar incentivos fiscais às médias e pequenas indústrias.

09/08/2016 18h51 | por Eduardo Santana
Lançamento da "Frente Parlamentar da Indústria Paranaense de Bebidas" 09/08/2016.

Lançamento da "Frente Parlamentar da Indústria Paranaense de Bebidas" 09/08/2016.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Lançamento da "Frente Parlamentar da Indústria Paranaense de Bebidas" 09/08/2016.


Discutir distorções tributárias e recuperar os incentivos fiscais destinados às medias e pequenas indústrias do setor de bebidas no estado do Paraná. Esse é o objetivo da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Paranaense de Bebidas que foi lançada oficialmente na tarde desta terça-feira (9), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O evento contou com a participação de representantes da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), da Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas, Café e Alimentação de Curitiba e Região Metropolitana (Sindibebidas) e de outras entidades ligadas ao setor.

De acordo com o deputado Guto Silva (PSD), coordenador da Frente, o primeiro passo é organizar uma pauta de reivindicações para poder dar início ao diálogo com o Governo do Estado. “Temos nesse setor uma relação incoerente, pois as grandes indústrias têm alíquotas diferenciadas, prolongamento do prazo de pagamento de tributos e outros benefícios. Enquanto do outro lado tempos as pequenas empresas do setor pagando alíquotas maiores, principalmente em comparação com outros estados. Então, temos que organizar um debate franco”, afirmou o parlamentar, que adiantou que nesta quarta-feira (10) representantes do segmento e membros da Frente vão se reunir com o secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa.

“A Frente tem o intuito de defender as pequenas e médias empresas de bebidas do nosso estado, que é um setor extremamente importante pela geração de empregos que ele proporciona, e também pela influência socioeconômica que ele tem nas microrregiões do Paraná. Então, é importante que nós parlamentares possamos, em conjunto com o segmento, encaminhar essas bandeiras”, complementou o deputado Tiago Amaral (PSB), que será o vice-coordenador da Frente.

Isonomia – Segundo Fernando Rodrigues de Bairros, presidente da Afrebras, as empresas do segmento sofrem com a desigualdade mercadológica e com a falta de isonomia tributária, o que contribui muito para o avanço da concentração de mercado. “As grandes corporações dominam o setor de bebidas no Brasil e, mesmo assim, pagam menos impostos que os fabricantes regionais, empreendimentos que geram milhares de empregos no Paraná. Queremos uma competitividade maior ao setor, apenas isso. Queremos ter condições suficientes para enfrentar as grandes fábricas de bebida”, explicou Bairros.

De acordo com Rodrigo Marcon, CEO da Cini Bebidas, apresentada como "a fábrica de refrigerantes mais antiga do Brasil", os deputados entenderam que é necessário discutir esse assunto que se tornou fundamental para a manutenção de um segmento de extrema importância para o Paraná. "Não estamos pedindo nada além do que direitos fiscais parecidos com os das grandes multinacionais. O Governo do Paraná precisa valorizar o nosso segmento e, principalmente, os milhares de empregos que geramos em todas as regiões do estado", afirmou. "É necessário que os nossos governantes entendam que com a volta dos incentivos poderemos manter nossos preços, implementando nossa atuação e gerando mais empregos”, completou Marcon.

Participaram também da reunião os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Claudio Palozi (PSC), Marcio Pauliki (PDT), Cristina Silvestri (PPS), Pedro Lupion (DEM), Schiavinato (PP), Jonas Guimarães (PSB), Nelson Luersen (PDT), André Bueno (PSDB), Tião Medeiros (PTB), Evandro Júnior (PSDB) e Fernando Scanavaca (PDT).

Ouça o Podcast relacionado

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação