Frente Parlamentar Pró-Vida da Assembleia inspira Câmaras Municipais do Paraná

24/10/2023 12h12 | por Assessoria Parlamentar
“No momento em que a presidente do STF, Ministra Rosa Weber, pautou o julgamento da ADPF 442, a criação da Frente Pró-Vida surgiu como uma resposta à necessidade de unir deputados e autoridades que se comprometam a defender a vida, desde a sua concepção, e a se opor à prática do aborto”, destaca o deputado Fabio Oliveira, coordenador da frente pró-Vida na Assembleia.

“No momento em que a presidente do STF, Ministra Rosa Weber, pautou o julgamento da ADPF 442, a criação da Frente Pró-Vida surgiu como uma resposta à necessidade de unir deputados e autoridades que se comprometam a defender a vida, desde a sua concepção, e a se opor à prática do aborto”, destaca o deputado Fabio Oliveira, coordenador da frente pró-Vida na Assembleia.Créditos: Valdir Amaral/Alep

“No momento em que a presidente do STF, Ministra Rosa Weber, pautou o julgamento da ADPF 442, a criação da Frente Pró-Vida surgiu como uma resposta à necessidade de unir deputados e autoridades que se comprometam a defender a vida, desde a sua concepção, e a se opor à prática do aborto”, destaca o deputado Fabio Oliveira, coordenador da frente pró-Vida na Assembleia.

A criação da Frente Pró-Vida na Assembleia Legislativa do Paraná inspira Câmaras Municipais do Estado a criarem frentes similares contra o aborto. Ponta Grossa e São José dos Pinhais fizeram lançamento duas semanas depois da instalação da frente na Casa, no dia 23 de setembro, e outros municípios se organizam para oficializar o mesmo modelo de grupo de trabalho.

“No momento em que a presidente do STF, Ministra Rosa Weber, pautou o julgamento da ADPF 442, a criação da Frente Pró-Vida surgiu como uma resposta à necessidade de unir deputados e autoridades que se comprometam a defender a vida, desde a sua concepção, e a se opor à prática do aborto”, destaca o deputado Fabio Oliveira, coordenador da frente pró-Vida na Assembleia, que participa das intalações das frentes nas cidades paranaenses. “Não me parece correto uma pessoa que teve o direito de nascer, defender que o outro não tenha este mesmo direito de nascer”, reforça o vice-coordenador, deputado Marcio Pacheco.

Ponta Grossa fez a inauguração da frente municipal no dia 5 de outubro. “A frente Parlamentar Pró-Vida, por proposição do deputado Fabio na Assembleia, deu total incentivo a criação da frente em nossa cidade para defesa da vida desde a sua concepção. Já conseguimos quase duas mil assinaturas de moradores da cidade”, celebra o vereador Soldado Pastor Ezequiel Bueno.

Em Guarapuava, o vereador Professor Saulo pretende instalar uma frente contra o aborto, também com incentivo dos trabalhos feitos no legislativo estadual. "Lutar pela vida é nosso dever enquanto cidadão e enquanto cristão, do embrião ao idoso, da criança ao adulto. Independente de cor, credo ou etnia, a vida é um direito de todos", descreve o vereador.

O deputado Fabio Oliveira comemora os trabalhos feitos na Casa e os desdobramentos a nível municipal. “Esse debate vai além de questões partidárias, ideológicas ou religiosas. Nós estamos falando de vida e quem sou eu para definir se esta ou aquela vida deve ser extirpada ou não?”, conclui o parlamentar.

Instalação

A Frente Parlamentar Pró-Vida foi inaugurada no dia 26 de setembro, no Plenarinho da Casa. Compuseram a mesa o coordenador e vice-coordenador da Frente Parlamentar Pró-Vida, deputados Fabio Oliveira (POD) e Marcio Pacheco (REP); o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD), a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, senhora Rose Traiano, as deputadas Cantora Mara Lima (REP) e Márcia Huçulak (PSD); os deputados Evandro Araújo (PSD), Gilson de Souza (PL); o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Peruzzo; o secretário de estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o especialista em Bioética do Hospital Albert Einstein e docente da Faculdade Batista do Paraná (FABAPAR), professor Lourenço Stelio Rega; o médico ginecologista e obstetra, doutro Jacyr Leal; a publicitária e empresária, Renata Nizer; a pós-doutoranda em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), professora Ana Carolina Paes; a líder de mulheres da Igreja Presbiteriana de Curitiba, Renata Marcondes; a presidente da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), Edna Vasconcelos Zilli; os fundadores e diretores da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada, Dom Reginei José Modolo (Dom Zico) e Padre Silvio rodrigues; o presidente da Convenção Batista Brasileira e pastor da Igreja Batista de Lindóia em Curitiba, pastor Hilquias Paim e o ex-deputado federal Deltan Dallagnol.

O diretor do departamento de Política sobre Drogas do município de Curitiba, ex-vereador Thiago Ferro participou do evento e os deputados estaduais Ney Leprevost (União Brasil), Denian Couto (Podemos), Cloara Pinheiro (PSD), Cristina Silvestri (PSDB), Cobra Repórter (PSD) e Gilberto Ribeiro (PL) enviaram representantes para acompanhar a instalação da Frente Parlamentar, além de vereadores, prefeitos e secretários municipais de diversos municípios paranaenses.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação