Grande Expediente homenageia o Dia Internacional da Mulher Na ocasião, o Prêmio Rosy de Macedo, criado pela Bancada Feminina na Casa, será concedido a dez mulheres de destaque em suas atividades.

07/03/2023 12h15 | por Maria Eduarda Buchi
Rosy de Macedo Pinheiro Lima foi a primeira deputada paranaense, com apenas 19 anos.

Rosy de Macedo Pinheiro Lima foi a primeira deputada paranaense, com apenas 19 anos.Créditos: Arte: Lucas Lambertucci/Alep

Rosy de Macedo Pinheiro Lima foi a primeira deputada paranaense, com apenas 19 anos.

A Assembleia Legislativa do Paraná promove no Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (8) uma homenagem especial às paranaenses em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A proposição é da liderança da Bancada Feminina, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Procuradoria Especial da Mulher. Durante a ocasião dez mulheres serão agraciadas com o Prêmio Rosy de Macedo.

O objetivo é homenagear mulheres que se destaquem em suas atividades e que representem a força, garra e determinação da mulher. O projeto do prêmio é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD) e do primeiro secretario da casa, deputado Alexandre Curi (PSD) e das deputadas que integram a bancada feminina na Assembleia Legislativa: Mabel Canto (PSDB), Ana Júlia (PT), Cantora Mara Lima (REP), Cloara Pinheiro (PSD), Cristina Silvestri (PSDB), Flávia Francischini (UNIÃO), Luciana Rafagnin (PT), Márcia Huçulak (PSD), Maria Victoria (PP) e Marli Paulino (SD).

“A iniciativa é muito importante porque valoriza a mulher paranaense ao mesmo tempo em que homenageia uma pioneira da nossa política, que desbravou os caminhos para que hoje a Assembleia tivesse a maior bancada feminina da sua história, dentre outras grandes conquistas”, destacou Curi.

História

Rosy de Macedo Pinheiro Lima foi a primeira deputada paranaense, com apenas 19 anos, recebeu o grau de bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Paraná. Em dezembro do mesmo ano, juntamente com Ilnah Secundino e Deloé Scala, fundou o Centro Paranaense Feminino de Cultura. Logo depois foi estudar no Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de doutorado em Direito Privado. Foi a primeira brasileira a conquistar o título de doutor em Direito pela Universidade do Brasil. Advogada obteve, em 1943, uma bolsa de estudos na Inglaterra, onde frequentou a Universidade de Cambridge, onde teve sua tese aprovada. Também se dedicou ao jornalismo e às letras, com vários trabalhos em prosa e em verso.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação