(Descrição do áudio))
Uma comitiva de empresários de Pontal do Paraná veio até a Assembleia nesta quarta (26) pedir apoio à proposta de revisão de alteração dos poligonais das áreas dos portos de Antonina e Paranaguá. Segundo os defensores da nova demarcação, com as mudanças, o município poderá ter um porto privado com muitos terminais, gerando empregos e estimulando o turismo na região. O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (ACIAPAR), Gilberto Espinosa, as mudanças também vão melhorar a arrecadação, o que vai beneficiar todo o estado.
(Sonora))
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do Governo, que propôs o debate do tema em Plenário, diz que a Assembleia é um espaço democrático para que o debate seja feito. Tanto que na semana passada, já havia aberto espaço para o presidente do Sindicato dos Conferentes de Paranaguá, Carlos Antônio Tortato, que é contra a alteração.
(Sonora)
As mudanças dependem apenas do Governo Federal. A legislação define como poligonais as áreas que compreendem as instalações portuárias e a infraestrutura de proteção e acesso ao Porto. Dentro dessa área existem regras específicas, tanto operacionais quanto trabalhistas. Para a mão de obra, é praticado dentro das poligonais um regime próprio. Somente um ato, assinado pela Presidência da República, poderá mudar a Poligonal, a partir de proposta da Secretaria de Portos da Presidência da República.
Nesta quinta (27) e sexta-feira (28), acontecem audiências públicas sobre a revisão das poligonais das áreas dos portos organizados de Antonina e Paranaguá. Em Antonina a audiência será, nesta quinta-feira (27), das 9h e às 13h, no Teatro Municipal. Já em Paranaguá, a audiência acontece na sexta-feira (28), das 9h e às 13h, no Teatro Municipal Rachel Costa. A poligonal dos portos de Paranaguá e Antonina é administrada pela APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina).