NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Hermas Pede Agilidade Em Favor dos Produtores de Trigo
20h36
por Carlos Souza
Fonte: DIVULGAÇÃO / ALEP - 30/05/05
2 min de leitura
1.224 visualizações
Para: Editoria de Política e ColunasDistribuído em 30/05/05Jornalista: Carlos SouzaHERMAS PEDE AGILIDADE EM FAVOR DOS PRODUTORES DE TRIGOO presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), solicitou nesta segunda-feira (30) que o governo estadual tome uma medida urgente em favor dos produtores de trigo. Em recente decisão, o governo de São Paulo apresentou um decreto de lei que dá deferimento aos produtores de trigo. A medida, na verdade, isenta as empresas optantes pelo SIMPLES do recolhimento do ICMS, que era de 7%.“Esperar pela aprovação da Ação de Inconstitucionalidade (ADIN) no Supremo Tribunal Federal contra a isenção fiscal dada pelo governo paulista não resolve os problemas. Se em 20 dias não houver uma medida em favor dos produtores de trigo do nosso Estado, pode ser tarde para a economia paraense, que já está sendo assolada pela crise agropecuária”, ressaltou Hermas Brandão. Segundo o vice-governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Orlando Pessuti, haverá uma reunião na tarde desta terça-feira com o secretário da Fazenda, Heron Arzua, e o procurador geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, para analisar o decreto paulista. “Conceder esse benefício ao produtor de trigo não traz problema algum a São Paulo, já que não é um Estado produtor. No caso do Paraná, que responde por 60% da produção nacional, fica complicado abrir mão do recolhimento do ICMS. Mas, vamos ver o que podemos fazer, prontamente, para ajudar nossos produtores”, ressalta Pessuti.
Notícias Relacionadas
12:09
Prestação de contas da Sesa na Assembleia tem como destaques a execução dos restos a pagar e a queda da mortalidade materna
Relatório do segundo quadrimestre de 2026 também aponta diminuição das filas por cirurgias eletivas, consultas e exames especializados.
Leia mais
09:49
Deputado Professor Lemos (PT) questiona volume de benefícios fiscais do Poder Executivo e defende mais investimentos em áreas essenciais
Parlamentar afirma que os incentivos tributários devem priorizar setores que precisam de apoio e gerar empregos, e pede debate no Legislativo sobre a peça orçamentária de 2027.
Leia mais
18:46
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:46
Deputado Goura (PDT) participa da apresentação do novo protocolo da PMPR para ocorrências em templos e cultos religiosos
Parlamentar destaca respeito à fé e articulação com Defensoria, Ministério Público e lideranças de matriz africana.
Leia mais